Notícias

FILTRAR:

Sintetel denuncia Teleperformance em reunião internacional

O Sintetel participou juntamente com sindicatos dos Estados Unidos e da República Dominicana da reunião Aliança Teleperformance. O evento ocorreu de 18 a 20/11, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana. 

Vale lembrar que a Teleperformance é a maior empresa de teleatendimento do mundo com aproximadamente 300 mil trabalhadores e atua em aproximadamente 80 países.

O evento foi organizado pela UNI (sindicato global que representa 20 milhões de trabalhadores, o qual o Sintetel é filiado) e pela Fundação Friedrich Ebert. 

Os participantes discutiram os desafios enfrentados em seus países e ficou claro que os mesmos problemas acontecem em diversas localidades como: assédio moral, dificuldade de diálogo, não pagamento de remuneração variável, e em alguns países os trabalhadores não têm direito ao acordo coletivo porque  ainda não estão organizados em sindicatos ou não são reconhecidos pela empresa.

Em 12/11, o Sintetel fez um movimento na porta da Teleperformance para chamar a atenção dos trabalhadores sobre as reclamações que recebemos de PPR, remuneração variável, escala de trabalho, pausas, assédio moral velado, banco de horas e plano médico, entre outros. 

Na ocasião, a empresa chamou a polícia para reprimir o movimento legítimo de reivindicação colocando em risco a integridade de seus funcionários e dos dirigentes sindicais.

O Sintetel denunciou todos estes desmandos para a nossa entidade internacional (UNI) e para os países presentes. 

A intenção é retomar o diálogo e celebrar um acordo global com a Teleperformance para garantir o respeito aos direitos humanos e  a negociação coletiva em todos os países.