Notícias

FILTRAR:

8M: a importância da Convenção 190 da OIT contra a violência de gênero e assédio

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é uma data para lembrar as inúmeras lutas que as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam para conquistar o seu espaço na sociedade.

É no trabalho que elas encontram maior resistência para atuar. Por isso, lutam por igualdade salarial e respeito!

Em junho de 2019, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) aprovou a Convenção 190, que trata da violência e do assédio no local de trabalho. Convenções são regras gerais estabelecidas em Assembleia da OIT, que possuem caráter obrigatório para os Estados que resolverem recepcioná-las, assumindo força de Lei Federal.

Para que a Convenção 190 não fique apenas no papel, o Sindicato Global (UNI) tem promovido campanhas junto aos sindicatos associados – entre eles o Sintetel – no intuito de proteger, de fato, todas as trabalhadoras. 

Sintetel contra a violência e assédio
O Sintetel está sempre atento aos casos de denúncias de assédio moral ou sexual e violência no local de trabalho. Os dirigentes são capacitados para atender, de modo discreto e resolutivo, caso a caso.

As trabalhadoras vítimas de violência doméstica também encontram amparo nos Acordos/Convenções negociados pelo Sintetel. Elas possuem direito a dias de licença remunerados para se recuperarem. Esta é uma importante conquista para um momento muito delicado.

Trabalhadora, junte-se ao Sintetel nesta luta!