Notícias

FILTRAR:

Após muita pressão do SINTETEL, Ezentis apresenta suas justificativas

Após muito pressionar a Ezentis por uma reunião de urgência e comunicar a Tim (tomadora de serviço), o SINTETEL conseguiu uma videoconferência com a empresa no último dia 20/08. 

Os dirigentes do Sindicato e os trabalhadores estavam ansiosos para encontrar solução para os diversos problemas ocorridos na prestadora.

A direção do SINTETEL debateu ponto a ponto e obtive as seguintes respostas da Ezentis:

•Desconto de quilometragem: a empresa informou que, por se tratar de implantação de um sistema novo, abriria prazo para que os trabalhadores apresentassem justificativas para reembolso do período de janeiro a junho de 2020. Alegaram, também, que o sistema de descontos de quilometragem já foi devidamente corrigido.

•Descontos de multas de trânsito: segundo a prestadora, seu sistema informativo de multas é terceirizado e emite com antecedência o aviso de multa, direcionando ao e-mail corporativo de cada trabalhador. Há a alternativa de pedir ao analista de frota para imprimir a multa. Sobre a denúncia dos trabalhadores de cometerem infração de trânsito a mando do supervisor, a Ezentis afirmou que, “uma vez comprovado tal fato, procederá ao reembolso sem qualquer empecilho”.

•Falta de planejamento do trabalho: a empresa garantiu que está em tentando aprimorar sua logística, a fim de minimizar qualquer trabalho que não esteja nos cronogramas diários dos operadores.
•Falta de transparência do RH: foi exposto que o RH tenta resolver as questões apresentadas, mas que algumas situações têm prazo solicitado para resolução.  Quanto aos holerites, a empresa disse incentivar o uso do sistema, para que os trabalhadores se adaptem às ferramentas tecnológicas. Mas que se ainda assim houver qualquer dificuldade, há a possibilidade do holerite ser impresso.

•Assédio moral e prática antissindical: a Ezentis alegou ser contra práticas antissindicais e de assédio moral. Sobre os supervisores citados na reunião, se comprometeram a apurar os fatos para adotar as medidas necessárias. 

•Demissão por justa causa sem critérios: foi informado que os desligamentos por justa causa foram exceções ao acordado e se deram em casos pontuais, após análise do caso concreto e dos fundamentos jurídicos que autorizariam o desligamento dos trabalhadores.

•Problemas no cartão de ponto e ausência de concessão do Vale Refeição: foi afirmado que o trabalho sem horas extras não faz parte da política da empresa. A Ezentis pediu ao Sindicato que levantasse os casos pontuais de trabalhadores com problemas como este, para verificar o ocorrido.

•Falta de uniformes: a Ezentis afirmou que sempre que o trabalhador solicitar uniformes e EPI´s (guardados no almoxarifado) serão disponibilizados.

•Convênio: alguns trabalhadores tiveram problemas em procedimentos médicos na troca de operadora do plano de saúde. O SINTETEL solicitou que, em casos como esse, seja previamente avisado.

Trabalhador, conte sempre com seu o Sindicato! 

Caso algumas dessas resoluções não correspondam com a realidade, contate o Sintetel que tomaremos as medidas legais cabíveis.

Não fique só! Fique sócio do Sindicato.