Notícias

FILTRAR:

FENATTEL reivindica a inclusão dos trabalhadores em telecomunicações no grupo prioritário para vacinação

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações, entidade a qual o SINTETEL é filiado, enviou ofício, em 19/05/21, ao governador João Dória para que ele inclua os trabalhadores do setor no grupo prioritário para a vacinação contra o Covid-19.

Vale lembrar que em 21 de janeiro de 2021, o presidente do SINTETEL, Almir Munhoz, também já havia reivindicado, por meio de ofício, ao governador e ao secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, que os trabalhadores em telecom fossem prioridade no Plano de Vacinação.

Desde o início da pandemia, o SINTETEL vem lutando junto às empresas e às autoridades pela preservação da vida, do emprego e renda dos trabalhadores do setor que não pararam suas atividades um dia sequer.

Também já propusemos, insistimos e cobramos para que as empresas ampliem o home office em defesa da vida dos trabalhadores. 

O Sindicato tem acompanhado diariamente a situação dos trabalhadores e buscando soluções junto às empresas, tem acolhido as suas angústias perante a pandemia, tem constatado a sua exposição saindo às ruas para trabalhar, comparecendo presencialmente aos sites, enfim nossa categoria é linha de frente e por isso precisa ser vacinada com prioridade!

Diante da realidade que só se agrava ultrapassando mais de 450 mil mortes, inclusive em nossa categoria e com a ameaça de uma terceira onda, o SINTETEL e a FENATTEL buscam de todas as formas, dentro de sua alçada, proteger os trabalhadores e suas famílias. Também já alertamos as entidades patronais sobre a gravidade da situação que nossa categoria está exposta.

A seguir, divulgamos a íntegra da carta enviada ao governador João Dória:

São Paulo, 19 de maio de 2021.
Ao Excelentíssimo Senhor,
Governador de São Paulo
João Doria

Ref. Inclusão dos Trabalhadores de Telecomunicações com grupo prioritário, para vacinação.

Ilmo. Senhor Governador

A Fenattel - Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações  e Operadores de Mesas Telefônicas  entidade nacional, que representa mais de 800 mil trabalhadores, nos Estados de São Paulo, Acre, Amapá, Campos de Goytacazes, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Alagoas, vem respeitosamente solicitar a urgente inclusão dos nossos trabalhadores de Telecomunicações, como grupo prioritário, para vacinação de imediato.

Infelizmente a pandemia se perpetuou, e apesar de todos os nossos esforços no sentido de afastamento e proteção, estamos em contato diuturno com residências, indústrias, fábricas, escritórios, unidades do Governo, hospitais, etc. 

Nossos serviços são externos, e por sermos considerados serviços essenciais, estamos em operação sem parar, de forma a não haver nenhuma paralisação nos serviços de telecomunicações.

Porém, ao longo dos meses, e principalmente neste ano, o grau de contaminação de elevou fortemente, gerando temor generalizado de nossos representantes. Não podemos permitir que tal sentimento seja disseminado, sob risco de interrupção dos serviços, fato que não é de interesse de nenhuma das partes envolvidas, considerando principalmente que todos os serviços do País poderão ficar comprometidos.

 Apenas em março deste ano, houve um aumento de 170%  de trabalhadores contaminados, em relação à taxa de contaminação usual da população. Ou seja, estimamos que mais de 50 mil pessoas do ramo se contaminaram nesta pandemia, impactando além do risco de vida, fortemente na execução dos serviços. 

Alertamos à Contic e à Feninfra sobre a gravidade da situação, porém sabemos que a solução para tal situação passa pela determinação de prioridade de vacinação emitida pelo Ministério da Saúde. 

Gilberto Rodrigues Dourado
Presdente da FENATTEL

SINTETEL na luta pela vida, do emprego e renda dos trabalhadores do setor. Vacina já!