Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reuniu com RH mundial da Telefônica em conjunto com a UNI – Sindicato Global

Dirigentes do SINTETEL se reuniram com o RH Mundial da Telefônica juntamente com a UNI (Sindicato Global). As reuniões on line ocorreram durante os dias 25, 26 e 27 de maio. 

Na ocasião, a empresa apresentou seu planejamento e prioridades estratégicas para os próximos anos para a América do Sul. No entanto, nestas apresentações ela não incluiu o Brasil. Por isso, solicitamos uma reunião direta e exclusiva para tratar de assuntos e questões pertinentes ao nosso país.

Dentre estas questões estão: as novas formas de trabalho flexível, desconexão digital, capacidades para o futuro com inclusão e diversidade, autoaprendizagem, organização mais flexível para atender mais rápido as demandas, implantar programa de saúde e bem estar, investir na digitalização e automatização e simplificação por meio de soluções digitais.

Esses planos são importantes. Porém, o SINTETEL apresentou os problemas que atualmente afetam os trabalhadores no Brasil. Salientamos que mesmo com todas as dificuldades de uma pandemia de COVID, os trabalhadores conquistaram excelentes resultados para a empresa no último ano. 

A direção do SINTETEL apresentou os seguintes temas durante a reunião:

• Vacina para todos, principalmente para quem está nas áreas de risco;
• Programa de formação e capacitação para trabalhadores próprios e terceirizados, devido a mudança constante de tecnologias;
• Negociar teletrabalho com garantias, inclusive de ajuda de custo;
• Negociar e implantar a desconexão – garantir o descanso fora do horário de trabalho; 
• Fornecer equipamentos compatíveis e atualizados (celulares, notebooks);
• Igualdade de gênero – mais mulheres nos cargos executivos e salários iguais em funções iguais;
• Garantia de antecipação de PPR;
• Solucionar problemas de falta de condição sanitária em vários prédios da VIVO – DG’s;
• Negociar um Programa de Incentivo Variável (PIV) com metas atingíveis.

Com tantas mudanças e problemas surgidos com as transformações no mundo do trabalho, fica cada vez mais evidente a importância do SINDICATO nas discussões relativas à saúde e segurança laboral, garantias para o teletrabalhador, ambiente e mobiliários adequados, garantia dos benefícios do Acordo Coletivo que não constam na lei, como plano de saúde, odontológico, vale refeição/alimentação, entre outros e cursos de formação que contribuam para a permanência no mercado de trabalho. 

A FENATTEL e a UNI também fizeram um registro de solidariedade aos trabalhadores e sindicatos da Argentina e do Peru que estão com as negociações suspensas com a Telefônica. Enviamos um ofício no qual reivindicamos a solução das arestas entre as partes e a retomada imediata das negociações.

Quanto mais os trabalhadores estiverem junto com o SINTETEL, ainda mais força nós teremos para garantir os direitos e conquistar novos benefícios. Fique sócio!