Notícias

FILTRAR:

SINTETEL conduz a 6ª Conferência Regional da UNI-Américas

Novos tempos, novos desafios. Defender os direitos e avançar mais.

Seguindo esse lema acontece a 6ª Conferência Regional da UNI-Américas em 15 e 16 de junho. O evento é realizado 100% on line. 

Participam cerca de 200 dirigentes sindicais de países das três Américas. O SINTETEL está presente com uma delegação de oito representantes.

Almir Munhoz, presidente do SINTETEL e da UNI-Américas ICTS (Informação, Comunicação, Tecnologia e Serviços), foi o mediador do primeiro dia da Conferência fazendo a abertura oficial do evento. “Nossos trabalhadores não pararam o seu trabalho e não temos sido prioridade na vacinação. Nosso setor tem sido essencial durante a pandemia”, destacou Almir em seu discurso inicial.

Muitas empresas de Telecom são multinacionais, atuam em vários países e nem sempre respeitam os direitos fundamentais dos trabalhadores, por isso é  importante a presença de um sindicato global como a UNI, que reúne os sindicatos periodicamente para tratar estratégias contra as práticas inadequadas e antissindicais de algumas empresas. 

O vice presidente do SINTETEL, Mauro Cava de Britto, lembrou que o Sindicato tem diálogo aberto  com as grandes operadoras no Brasil,  porém precisa avançar e melhorar essas relações internacionalmente. “Precisamos também conversar com as empresas que são detentoras da tecnologia 5G visando aprofundar as relações em benefício dos trabalhadores”, conclui.

Cristiane Nascimento, diretora Social do SINTETEL, discorreu sobre a questão das diferenças salariais entre homens e mulheres, que precisa ser resolvida com urgência, a dificuldade de acesso aso cargos executivos e as áreas com melhor remuneração, como é o caso da tecnologia da informação. “ Um dos problemas que dificultam o ingresso de mulheres na área da tecnologia da informação é uma questão cultural. Ainda escutamos muito que as áreas de TI, matemática, programação não são áreas de estudos para mulheres. Temos que combater essa prática, e investir em projetos por mais  mulheres na área de TI.”, pontua Cristiane.

A 6ª Conferência prossegue nesta quarta-feira, 16 de junho, novamente de forma virtual.

* A UNI é um Sindicato Global que reúne centenas de Sindicatos Setoriais Globais, representando 20 milhões de trabalhadores em Limpeza e Segurança, Comércio, Finanças, Jogos, Gráfica e Embalagem, Cabelo e Beleza, Informação, Comunicação, Tecnologia e Indústria de Serviços (ICTS), Mídia, Entretenimento e Artes, Correios e Logística, Previdência privada e seguro social, esportes, trabalhadores temporários e agenciados e indústrias de turismo, bem como profissionais e gerentes, mulheres e jovens.