Notícias

FILTRAR:

SINTETEL cobra Logictel que enrola e não quer pagar o PPR 2021

A direção do SINTETEL tem convocado a Logictel para negociar o PPR todos os anos e a empresa tem se esquivado das negociações. As alegações são várias, mas a principal até então, era de que ao fornecer um plano médico de alto custo como o Sul América, se inviabilizava o pagamento da referida verba. 

Mas de forma unilateral e sem comunicar o Sindicato, a Logictel mudou o convênio médico para o plano GNDI – Grupo Notredame Intermédica.

Segundo levantamento feito pelo SINTETEL, a redução de custos para a empresa foi substancial e uma parte dessa economia podia ser repassada para os trabalhadores. Mas, quando questionada pelos dirigentes sindicais para o pagamento do PPR, a empresa afirmou que não pagará nem o PPR 2021 e nem o referente a 2022.

O Sindicato repudiou a atitude egoísta da Logictel que não quer reconhecer e valorizar o esforço dos trabalhadores que contribuíram para o seu crescimento.

Se a empresa distribui dividendos para os acionistas é obrigação distribuir uma parte desse lucro aos trabalhadores.
 
Vamos continuar cobrando a empresa por meio da negociação e esperamos que ela reveja a sua posição. Caso contrário, adotaremos outras medidas.

Outras reivindicações tiveram respostas pouco satisfatórias

Além do PPR, o SINTETEL questionou a empresa em outras reivindicações dos trabalhadores. No entendimento do Sindicato as respostas foram superficiais e evasivas. Vamos insistir com a Logictel para que ela melhore as condições de trabalho e de jornada de trabalho.

A seguir, veja as respostas da empresa para os questionamentos do SINTETEL:

• Mudança de horário sem prévia negociação com a entidade sindical, de forma unilateral e abusiva;
A alteração de horário se deu mediante rerratificação ao contrato de trabalho, devidamente assinada pelos empregados envolvidos, respeitando a jornada semanal de 44 horas, bem como sendo firmada de forma lícita, com respectivo consentimento dos mesmos, em respeito aos dispositivos legais. Informamos ainda que, as atividades desenvolvidas pelos empregados tratam-se de atendimentos vitais ao cliente, envolvendo a atividade de transporte de sobressalentes, essenciais para o funcionamento de Centrais por vezes únicas em sua localidade. 

Mudança na escala de trabalho/ sobreaviso sem prévia negociação com a entidade sindical, de forma unilateral e abusiva, não respeitando o DRS, na forma da constituição federal
Foram avaliados os cartões de ponto dos empregados de modo que constatou-se que há a observância e cumprimento do DRS;

• Mudança do plano médico de SulAmérica para Notre Dame, em total precarização, sem prévia negociação com a entidade sindical, de forma unilateral e abusiva; 
A LOGICTEL sempre zelou pela saúde e bem estar de seus empregados, e , em razão dos elevados índices de reajuste dos últimos anos apresentados pela Seguradora SulAmérica, sendo o último na importância de 66,51%,a Logictel  no intuito de preservar seus empregados manteve a referida seguradora pelo prazo de 06 meses, período em que viabilizou amplo estudo de mercado, optando pelo Grupo Notre Dame Intermédica, em planos e valores equivalentes ao anteriormente contratado, mantendo assim a viabilidade financeira para os empregados e empresa com a mesma base de junho de 2021.

• Não observância nos horários de refeições dos trabalhadores; 
Foram avaliados os cartões de ponto dos empregados de modo que constatou-se o cumprimento integral do intervalo para descanso/ refeição.  Informamos ainda que em reuniões mensais são acompanhadas as escalas de trabalho, de modo a observar e orientar Gerentes e Diretores quantos aos descansos legais, horas extras e demais temas pertinentes.

Trabalhadores, sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso!