Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reúne com Atento para negociar PLR e tratar da desativação de sites

O SINTETEL se reuniu com a ATENTO com objetivo de iniciar as negociações do PLR/2022 e esclarecer sobre os fechamentos dos sites Zona Sul e República.  A reunião online aconteceu nesta quarta-feira (23/08).

Para a PLR, a Atento de pronto informou aos dirigentes sindicais que não tem condições de negociar o PLR neste momento. Alega que teve prejuízo com a proibição do ‘0303’e com o Decreto da SENACON. Além disso, afirmou que ainda sente os reflexos do ataque cibernético, ocorrido em outubro passado. Segundo a empresa, neste momento, sua maior preocupação é garantir os empregos.

Já o SINTETEL entende o momento delicado da Atento e das dificuldades decorrentes das questões apresentadas, que acredita serem momentâneas. Lembra, também, que Atento está economizando em despesas como: pagamento do aluguel e manutenção dos sites desativados (água, luz, internet, etc.), custos com vale-transporte dos trabalhadores em home-office, serviços terceirizados (porteiro, limpeza), entre outros.

Para o Sindicato, a empresa encontrará alternativas e garantirá melhores condições e bonificações para os trabalhadores que, por sua vez, precisam ser motivados para produzir melhor e com qualidade.  

Por isso, a entidade sindical sugeriu que a Atento estude a situação, aguarde os desdobramentos das intervenções da SENACON e trate as negociações do PPR, com uma proposta condizente com que os trabalhadores merecem, em uma nova reunião para dar continuidade as negociações.

Quanto as recentes desativações de sites, a Atento justifica as ações por conta da ociosidade de alguns locais, que se encontravam vazios, e por atender necessidades de seus clientes, que por vezes pagam por serviços presenciais ou home office. A empresa garante que não houve demissão e que readequou os trabalhadores em outros endereços, e outros foram para o formato home office.  A empresa confirma que não pretende fechar outros sites.

O SINTETEL demonstrou preocupação diante dessas mudanças bruscas do setor, principalmente em relação ao home office, uma vez que o modelo isola o trabalhador e o deixa mais distante do Sindicato. Também acredita ser necessário que haja diálogo com os sindicatos laborais para criação de normas e acompanhamento, principalmente sindical, para a execução de tal formato.

A Atento se comprometeu estudar o cenário da empresa e discutir o PLR em uma nova reunião, agendada para o dia 14 de setembro.