Notícias

FILTRAR:

FENATTEL e Claro iniciam as negociações do aditivo econômico ao Acordo Coletivo 2021/2023

A comissão de negociação da FENATTEL, federação a qual o SINTETEL é filiado, e a Claro iniciaram as negociações do aditivo econômico ao Acordo Coletivo 2021/2023. Tal negociação tratará somente das cláusulas econômicas para o período 2022/2023, visto que as cláusulas sociais foram renovadas o ano passado, com validade de 2 anos.

Os representantes da Claro apresentaram o cenário econômico da empresa e suas expectativas com relação aos índices inflacionários. 

A proposta do PPR/2023 será nos mesmos moldes do programa de 2022, com perspectiva de pagamento para abril/2023. A FENATTEL reivindicou que o pagamento seja feito como acontece em todos os anos, ou seja, na sexta-feira de Carnaval. 

Ainda referente ao PPR, a Claro acredita que os índices possam melhorar, uma vez que os resultados acumulados até julho deste ano são de 72,07%, para o corporativo, de 75,13% para o consumo e 62,56% para o empresarial.

Segundo a Comissão, considerando os números apresentados pela Claro, os trabalhadores, até o momento, garantem o pagamento de PPR de 2,25 salários para empresarial, de 2,59 salários para corporativo e de 2,70 salários para o consumo. 

Quanto ao pleito dos trabalhadores, a Comissão reforça que não negociará nada que seja abaixo da inflação. E quer garantir aos trabalhadores, no mínimo, o índice inflacionário do período. Destaca ainda, a isonomia nos benefícios, como VR/VA, que deverão ser tratados nesta negociação. 

Outras situações foram levantadas pelos integrantes da Comissão da FENATTEL e que deverão ser atendidas pela empresa. Confira a seguir:
- Problemas pontuais de gestão nos estados que precisam ser solucionados pela Claro. 

- Divulgação unilateral por parte a empresa das ações negociadas junto com a FENATTEL, por exemplo o PPR. 

- Maior detalhamento de informações na mesa de negociação sobre o quadro de funcionários (por estados, por seguimentos, número de trabalhadores por faixa salarial, etc), cenário econômico da Claro, e outras informações relevantes para a condução da negociação. 

As negociações continuam!
A FENATTEL reivindicou a empresa celeridade nas negociações, visto que suas maiores concorrentes já estão com as negociações concluídas e aprovadas pelos trabalhadores. E graças da pressão exercida pela FENATTEL, a Claro confirmou a próxima reunião para a próxima quarta-feira (14/09).

Acompanhe os desdobramentos da negociação no site e redes sociais do SINTETEL. 

Não fique só. Fique sócio do Sindicato!