Notícias

FILTRAR:

FENATTEL se reúne com a Claro e rejeita nova proposta apresentada

O SINTETEL e demais sindicatos filiados à FENATTEL se reuniram com a operadora Claro para dar continuidade as negociações do PPR e aditivo do Acordo Coletivo 2022/2023. A reunião online aconteceu na última quarta-feira (14/09).

A Claro havia apresentado o cenário econômico da empresa e suas expectativas com relação aos índices inflacionários e o PPR, na reunião de 08/09. Na ocasião, foi apresentada a proposta do PPR, nos mesmos moldes do programa de 2022, com o target de 3,6 salários e pagamento previsto para abril/2023. A comissão da FENATTEL também reivindicou que tal pagamento fosse feito como em todos os anos na sexta-feira de Carnaval. 

Já neste último encontro, a Claro apresentou a seguinte proposta de reajuste para o aditivo:

-Reajuste salarial e pisos salariais de 4%, com pagamento a partir de fevereiro/2023.

-Benefícios VR/VA de 4,5%, com pagamento a partir de janeiro /2023.
-Demais benefícios (auxílio creche, educação, etc.) de 4%, para pagamento a partir de janeiro/2023.

De imediato, os sindicatos rejeitaram a proposta. Como já afirmado anteriormente, a comissão dos trabalhadores exige a reposição integral do INPC, garantindo aos trabalhadores, no mínimo, o índice inflacionário do período. Reforçou ainda, a isonomia nos benefícios, como VR/VA. 

Os sindicatos deixaram claro que seja negociada toda a pauta de reivindicações de cláusulas econômicas encaminhada à empresa.
Na mesa de negociação, a comissão dos trabalhadores enfatizou a continuidade da reivindicação que entrou no Acordo anterior que é a questão das férias incentivadas. A empresa já garantiu a continuidade do benefício.

PPR
Quanto ao PPR, a comissão da FENATTEL considera que os números apresentados pela Claro são razoáveis, uma vez que até o fechamento do mês de julho, já atingiram os valores de PPR de 2,25 salários para empresarial, de 2,59 salários para corporativo e de 2,70 salários para o consumo. 

A comissão solicitou que a empresa apresente na próxima reunião, que provavelmente seja a final, os índices de agosto e setembro para que os trabalhadores conheçam os múltiplos salariais atualizados. A próxima reunião será em 20/09.

Acompanhe os desdobramentos no site e nas redes sociais do seu Sindicato.