Notícias

FILTRAR:

Sem avanços, FENATTEL recusa novamente proposta da Claro

O SINTETEL e a Comissão de negociação dos sindicatos filiados à FENATTEL se reuniram com a Claro para dar continuidade as negociações do aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho e do PPR. A reunião ocorreu na última terça-feira (27).

Sem novidades, a Claro iniciou informando à Comissão de negociação que não conseguiu evoluir internamente com a proposta dos sindicatos. Para piorar, apresentou uma proposta com mínimas alterações que seguem:

- Reajuste salarial 4% em janeiro/2023;
- VA/VR – 5% a partir de janeiro/2023;
- Demais benefícios – 5% a partir de janeiro/2023;
- PPR – mantém o mês de pagamento em abril/2023. 

Na visão dos sindicatos, nem a própria Claro vê consistência na sua proposta. A análise da FENATTEL constatou que nada mudou e, historicamente, o processo negocial com a Claro é desgastante e demanda várias rodadas de negociação, devido à falta de flexibilidade da empresa em atender e responder com celeridade  às demandas dos trabalhadores. 

A Federação afirmou que, segundo fontes divulgadas na imprensa, o setor de telecomunicação cresceu em 2022 até o momento em torno de 10% e na prática esse crescimento não é divido com os trabalhadores. Por isso, enfatiza que recusa essa proposta de forma veemente, pois a mesma não atende as necessidades da categoria.
Para os sindicatos não se negocia expectativa de índice inflacionário, e sim a incorporação do que foi perdido com a alta da inflação, carestia e do custo de vida.  

Além disso, reivindicações já apresentadas no último encontro, e não tratado pela empresa nesta reunião, foram reiterados pela Comissão, como a necessidade da isonomia nos benefícios como VR/VA nos estados, PPR pago em fevereiro, na sexta-feira de Carnaval (como em todos os anos) e incorporação do índice inflacionário do período.

A Claro se comprometeu rediscutir internamente e apresentar uma proposta concreta e definitiva na próxima reunião, agendada para o dia 04/10.

Acompanhe mais sobre as negociações com a Claro no site e nas redes sociais do seu Sindicato.