Notícias

FILTRAR:

SINTETEL acolhe trabalhadores e faz homologação dos desligados da EZENTIS

O SINTETEL recebeu os trabalhadores da EZENTIS para homologação. Na sede da entidade, 391 homologações foram deliberadas entre os dias 25 e 26/10. 

Em virtude da atitude do Sindicato e prezando por uma conduta ética, a Telefônica contratou uma empresa especializada que disponibilizou as informações para o Sindicato homologar as rescisões trabalhistas.

Neste primeiro momento, apenas os trabalhadores que pertenciam ao contrato da operadora Telefônica foram homologados.

Na ocasião, a diretoria do SINTETEL acolheu os trabalhadores, esclareceu dúvidas e falou sobre a importância da atuação sindical neste processo de transição.

Os diretores do Sindicato também destacaram a importância da sindicalização, pois uma vez sindicalizados, os trabalhadores fortalecerão a entidade e isso dá força nas negociações com as empresas. 

Contrato da TIM

Quanto aos ex-trabalhadores da Ezentis no contrato da TIM, o SINTETEL questionou a empresa  sobre os desligados no contrato com a Ezentis.

Veja a resposta da TIM no ofício abaixo:

AO SINTETEL -SP 

Informamos que conforme compromisso firmado a TIM assegurou a realização do pagamento dos salários relativos à competência de agosto 2022 e o pagamento das verbas rescisórias dos empregados da EZENTIS, alocados na operação de prestação de serviços da TIM e quando tempestivamente informados pela referida empresa.

No tocante as formalizações do pagamento das condições previstas especialmente quanto aos comunicados dos desligamentos, processamento das rescisões contratuais, preenchimento dos termos, guias, entre outros e em especial a homologação das rescisões dos contratos de trabalho dos seus empregados reiteramos ter sido uma obrigação exclusiva da empresa EZENTIS, considerando ainda a total impossibilidade operacional e de legitimidade de ser realizada pela TIM ou terceiros.

Ressaltamos que a TIM cumpriu fielmente com as obrigações que lhe cabiam contidas no ACORDO, e vem envidando esforços para apoiar os direitos trabalhistas dos empregados da EZENTIS alocados na operação de prestação de serviços da TIM. Em razão disso, para demonstração de boa-fé da TIM, e resolução do imbróglio causado pela EZENTIS, disponibilizamos os documentos rescisórios dos ex-empregados da EZENTIS, exatamente e conforme eles foram disponibilizados para nós e quando ocorrido.

Isto posto, podemos realizar internamente verificação da existência desta documentação rescisória, ressaltando que só temos como disponíveis aqueles enviados pela empresa EZENTIS e com rescisão de contrato de trabalho. Caso tenham uma relação de ex-empregados da empresa EZENTIS nesta situação podem nos enviar a relação nominal que verificamos internamente se nos foram disponibilizados os documentos atinentes ao processo rescisório e se ocorridos.

Por meio do presente, colocamo-nos à disposição para fornecimento das informações que se faziam necessárias, assim como, permanecemo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Diante da resposta da TIM, o SINTETEL recomenda aos trabalhadores que procurem pessoalmente o Sindicato para obter orientações.