Notícias

FILTRAR:

SINTETEL age com firmeza e resolve problemas na operação VIVO em São José dos Campos

Os trabalhadores da operação VIVO enviaram muitas reclamações ao Sindicato denunciando o descumprimento da NR-17 e assédio moral. O Sindicato cobrou fortemente a empresa sobre os problemas relatados:

Solicitação para permissão de ida ao banheiro
Os trabalhadores denunciaram que para ir ao banheiro precisavam solicitar aprovação via sistema e somente se o líder autorizasse conseguiam tirar a pausa, que é garantida pela NR17. Além do descumprimento da norma regulamentadora, ficou evidenciado o abuso e prática de assédio moral por parte da supervisão.

Remuneração variável 
Os trabalhadores denunciaram que a pausa para as necessidades fisiológicas previstas na NR17 fazia parte do indicador/meta para recebimento da remuneração variável. Esse tipo de prática impunha um tempo limite para que o trabalhador tirasse essa pausa, desta forma se o trabalhador ultrapassasse esse tempo, perdia parte da sua remuneração variável. 

O Sindicato comunicou a Atento que o uso de pausa para atendimento às necessidades fisiológicas do trabalhador não pode se tornar meta para recebimento da remuneração variável. 

Após ação firme do SINTETEL os problemas foram resolvidos

Os pontos mencionados abaixo foram regularizados pela Atento. Confira a seguir a resposta da empresa:

• Sistema de liberação de pausa: não existe mais a necessidade do funcionário informar que está saindo de pausa particular, sendo necessário apenas comunicar ao líder. 

• Comissão: as pausas particulares não compõem mais as métricas para cálculo da RV.
Trabalhadora e trabalhador, é muito importante que o Sindicato saiba o que acontece na empresa. 

Por isso, denuncie sempre! O Sindicato está aqui para te ajudar!


Procurem sempre o Sindicato quando vocês tiverem dúvidas ou se sentirem ameaçados.

Fortaleça sua categoria. Fique sócio do SINTETEL!

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso!