Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de agenda com o Ministério das Mulheres em Brasília

Nos dias 07 e 08 de novembro, o SINTETEL/FENATTEL participou de agenda com o Ministério das Mulheres, promovido pelo Governo Federal, em Brasília. Maria Edna Medeiros, dirigente do SINTETEL, secretária Nacional da Mulher da FENATTEL/CONTCOP e adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT, representou as entidades durante o evento.
Confira os eventos:

GTI de Igualdade Salarial

No dia 07/11, aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens. Esta foi a 3ª reunião do grupo para construir e deliberar sobre a regulamentação da lei de Igualdade Salarial.
O encontro foi coordenado pela Secretária Executiva do Ministério das Mulheres, Rosane Silva; e pela secretária Executiva no MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, Luciana Nakamura; ambas apresentaram o objetivo do GTI e em seguida a apresentação da Paula Montagner, economista e Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho no MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, que reforçou o objetivo da regulamentação, que não é multar ou prejudicar as empresas, mas sim, aferir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens, promovendo ações afirmativas e de tratamento para uma sociedade mais justa e igualitária.
Nesta reunião houve grandes contribuições das mulheres das centrais sindicais, assim como de representantes das empresas e também da ONU Mulheres e outros órgãos da sociedade civil que compõe o GTI de Igualdade Salarial.
“Queremos avançar em oportunidades. Ajustes precisam ser feitos e prazos aplicados. Será necessário um modelo de relatório, com transparência para aferir a igualdade salarial. Estamos rumo a esse objetivo”, disse Maria Edna Medeiros, Secretaria Nacional da Mulher da Fenattel e Adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT.

Roda de escuta e diálogo sobre Cuidados

No período da tarde do dia 07, aconteceu uma roda de escuta e diálogo sobre a Política e o Plano Nacional de Cuidados, com a companheira Rosane Silva - Secretária Executiva de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres. Rosane falou sobre o tema do cuidado, que foi destaque na mídia na última semana, após o assunto ser tema da redação da prova do ENEM. 

Além de Rosane, tivemos na reunião uma coordenação conjunta com a Laís Abramo, Secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que nos explicou, com sua apresentação de dados e estatísticas, os objetivos e a construção da Política Nacional de Cuidados, no telão.
“A gente considera que o cuidado deve ser entendido como um direito de todas as pessoas ao longo do seu ciclo de vida e também como um bem público” – disse Laís.

Houve vários desdobramentos de articulações realizadas desde o início do ano, e o GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) foi lançado no fim de maio e envolve um total de 17 ministérios e três órgãos públicos. O grupo interministerial terá a missão de formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, identificando as políticas, os programas e os serviços já existentes. E nós, mulheres trabalhadoras das centrais sindicais, fomos convidadas a participar deste debate, através do GTI de Igualdade Salarial.

Enquanto Centrais Sindicais precisamos colocar em pauta nas negociações coletivas as questões das discriminações no local de trabalho, inserir a política dos cuidados, creches em período integral, além da autonomia econômica e estratégias de emprego e aposentadoria.

Seminário do Mercosul sobre Políticas e Sistemas de Cuidados

No dia 08/11, aconteceu o 1º Seminário do Mercosul sobre Políticas e Sistemas de Cuidados, promovido pelo Governo Federal. O Evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

Participaram os ministros de estado dos países membros do Mercosul e os(as) convidados(as) do México. Na ocasião os ministros apresentaram as políticas de cuidados adotadas em seus países e contribuições importantíssimas sobre o papel das políticas públicas de combate à pobreza, a fome e as desigualdades sociais, o que foi muito bem enfatizado pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Já a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou a reflexão sobre o sistema de cuidados. “Porque quem cuida também precisa ser cuidada”, disse.

A Secretária Executiva de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, participou do seminário ao lado das sindicalistas, uma vez que a contribuição e participação das mulheres trabalhadoras das centrais sindicais é importantíssima nessa construção do papel social da política de cuidados.

Acompanhamos todas as apresentações dos Ministros(as) de Estado, da ONU Mulheres, da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e da companheira Paz Arancibia, especialista regional de Gênero e Não-Discriminação da OIT para a América Latina e Caribe. Na ocasião, Paz reforçou a importância do papel das mulheres das centrais sindicais na política nacional dos cuidados e sobre as ratificações das convenções: 156, que trata das responsabilidades familiares compartilhadas e da 190, que trata sobre a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho. 

“Esperamos que o Governo Federal promova cada vez mais ações afirmativas para aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho, sua independência económica, e reduzir as disparidades de gênero em termos salariais, de rendimentos e de pensões. Assim como, combater a pobreza, principalmente para as mulheres negras, que sofrem mais, de acordo com os dados e estudos do MDS e do DIEESE.” – disse Maria Edna Medeiros, Secretária Nacional da Mulher da FENATTEL e Adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT.