Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reúne com a Icomon e apresenta reivindicações dos trabalhadores

O SINTETEL se reuniu, na última sexta-feira (10/11), com a direção da Icomon para apresentar as reivindicações dos trabalhadores.  O encontro faz parte da relação que o Sindicato construiu com a empresa, ao longo dos anos, para levar as demandas do dia a dia da categoria. 

Participaram do encontro o coordenador das negociações do SINTETEL, Mauro Cava de Britto; o diretor Regional do ABCDM e Alto Tietê, Alexandre Rocha e o dirigente sindical, Paulo Xavier. Além de representantes sindicais que trabalham na Icomon.   

Na ocasião, o SINTETEL apresentou os questionamentos da categoria, conforme segue:

Combustível – O Sindicato argumentou que a empresa deve rever de forma geral o modelo de abastecimento inteligente. Vários trabalhadores reclamam que abastecem o veículo com dinheiro do próprio bolso.
Resposta da Icomon:  A empresa informa que fornece o combustível para utilizar durante o horário de trabalho e que os trabalhadores têm liberdade para utilizar o carro a qualquer hora, inclusive nos finais de semana. Mas garante que reavaliará as questões relacionada ao deslocamento do trabalhador até o posto de gasolina,  e vice-versa. Avaliará também o descredenciamento dos postos de gasolina e problemas no rastreador.

GEPACI – Não funciona como deveria. Atendimento péssimo. Não há sigilo sobre a denúncia.
Respostas da Icomon: A empresa informa que analisará internamente o funcionamento do canal e as devidas adequações e comunicará ao Sindicato.

Plano médico – Os trabalhadores reclamam da má qualidade do plano médico. Abertura de janelas do convênio médico deveria ser anual. Valor alto de coparticipação e na parcela para dependentes.  
Resposta: Com a relação à abertura de janelas, a empresa vai verificar com a Gestão de Pessoas e brevemente comunicará ao Sindicato. Quanto a precarização dos serviços, a empresa alega que o convênio médico é um item que onera a receita e o grande causador é a sinistralidade, devido à alta utilização dos serviços como PS. Informa ainda que há um elevado índice de atestados recebidos pela Icomon, e que a mesma irá promover campanhas de conscientização de uso plano médico.   

DG – Criar uma variável ou adicional com base no número de DGs atendidos por trabalhador. 
Resposta: a empresa vai reavaliar a função, mas entende que os trabalhadores devem se preparar para as mudanças tecnológicas atuais e, consequente, com o futuro fechamento dos DGs.

Os novos contratados para Auxiliar de Telecom - são informados que serão promovidos automaticamente em 90 dias, porém, esse prazo não é cumprido. A promoção só acontece 150 dias depois. 
Resposta: A Icomon alega que se o contratado não conseguiu estar pronto para a função em 90 dias, aumenta para 150 dias. Se compromete em rever o modelo e informar corretamente os trabalhadores. 

Abuso de gestão – Alguns gestores continuam praticando abusos de condutas, principalmente por parte dos cargos de lideranças. O Sindicato citou alguns nomes mencionados pelos trabalhadores.
Respostas – A empresa se prontificou a averiguar a conduta de seus líderes e informará ao Sindicato sobre as medidas tomadas.

Descontos sobre equipamentos e veículos – Os trabalhadores     questionam sobre os descontos abusivos do almoxarifado e da frota. 
Reposta: A empresa garante que o que é cobrado é só o valor referente a ao mau uso e perda dos equipamentos. Contudo, se comprometeu em rever valores das reposições e os descontos, praticando os preços de mercado, e não como é hoje, preços abusivos.  

Notebook – Trabalhadores reivindicam um reajuste no valor do aluguel dos equipamentos, que hoje é de R$ 50, e ainda apontam que os aparelhos não são compatíveis com o serviço vendido, isso prejudica na hora de testar o serviço para o cliente.
Respostas: A Icomon informa que tal dinâmica de utilizar o notebook para testar o serviço vai acabar, pois o mesmo poderá ser realizado por meio do aparelho celular e por isso manterá o valor pago atualmente. 

Fiscalização da VIVO – segundo as denúncias, alguns gestores da VIVO agem com abusos e penalizam os trabalhadores, muitas vezes equivocadamente, o que acaba prejudicando-os em futuras premiações e promoções.  
Resposta: A Icomon conversará com a gestão da Operadora Vivo e, em seguida, comunicará ao SINTETEL.

Trabalhadores, algumas das respostas da Icomon foram conclusivas outras inconclusivas. Mas, o SINTETEL continuará conversando com a empresa sempre com o objetivo de melhorar o clima organizacional para termos um trabalhador satisfeito no exercício de suas atividades. Ganham os trabalhadores, a empresa e o SINTETEL que organiza a categoria.

E lembrem-se, quaisquer que sejam as adversidades no seu ambiente de trabalho, acione o seu Sindicato. 

SINTETEL, o Sindicato que corre ao lado e junto com os trabalhadores!