Notícias

FILTRAR:

SINTETEL e FENATTEL se reúnem com a CLARO para tratar de reivindicações dos trabalhadores

Na quinta-feira, 23/11, o SINTETEL e a FENATTEL (federação a qual o SINTETEL é filiado) se reuniram para tratar de reivindicações formuladas pelos trabalhadores. 

A CLARO disse que não teria condições de responder naquele momento. No final tarde da sexta-feira, 24/11, a empresa encaminhou as respostas que publicamos a seguir. Algumas das respostas nós entendemos como objetivas, outras inconclusivas e algumas evasivas.

Todavia, a reunião foi importante para deixar registrado para a empresa pontos nevrálgicos que incomodam os trabalhadores e que deve chegar ao alto comando da empresa.

• Precarização do Plano Médico
Resposta da CLARO: A empresa afirma que não há que se falar de precarização do Plano Médico uma vez que não houve qualquer redução de cobertura ou elegibilidade em nossos planos. A recente criação e migração do plano médico customizado junto a operadora Bradesco apenas teve o objetivo de melhorar ainda mais a nossa gestão de saúde junto a essa operadora. O ajuste da nossa rede de hospitais com a substituição de alguns deles visou incrementar o uso racional e fidedigno do benefício ao mesmo tempo mantendo o bom atendimento que o nosso benefício já possuía.

A CLARO ainda reforça que não houve qualquer alteração no nosso plano com a operadora Unimed, uma vez que essa já possuía o modelo de gestão de saúde adequado.

Além disso, a empresa diz estar sempre analisando a rede e está aberta a sugestões dos trabalhadores para manter o plano como um benefício de referência no mercado.

• Home office e falta de critérios
A CLARO alega que não é fato que não há critérios para o Home Office na empresa. Diz ainda que atualmente apenas os trabalhadores das áreas de COPE e COPE-REDE trabalham em regime de teletrabalho integral, regidos pela política interna que regula o tema. Os empregados de cargos executivos, lojas e áreas técnicas trabalham em regime presencial integralmente, e demais trabalhadores podem optar por trabalhar até dois dias de suas casas. A empresa destaca que mesmo nas demais áreas, caso exista alguma necessidade operacional ou de negócio a qual necessite que o trabalho seja feito de forma presencial, essa flexibilidade pode ser suspensa pelos gestores.

• Cessão de aparelho celular com gratuidade e ilimitado como já é prática das suas principais concorrentes
A CLARO garante possuir uma política de disponibilização de telefones funcionais. Áreas ou cargos que precisam do telefone como ferramenta de trabalho podem contar com essa política, e obviamente que os trabalhadores não pagam qualquer valor em sua utilização. Além disso, a empresa afirma que os trabalhadores também podem contar com 30% de desconto em todos os nossos produtos e com a compra de aparelhos vendidos a preço de custo. Ela entende que essas políticas e condições abarcam todas as necessidades e oferecem um grande diferencial aos empregados.   

• Empresas terceirizadas com condições de acordos coletivos bem abaixo dos que os trabalhadores representados pela FENATTEL possuem
A CLARO assegura possuir uma área que trata exclusivamente desse tema e que monitora constantemente a planta de terceiros. Caso seja detectada alguma irregularidade, a empresa diz tomar medidas comerciais e operacionais com o objetivo de corrigi-las. A empresa destaca que não concorda com qualquer irregularidade por parte dos terceiros, caso exista qualquer denúncia nesse sentido e que não foi previamente detectada pela área de gestão de fornecedores, as mesmas podem ser encaminhadas à área de Relações Trabalhistas ou ao Canal de Ética da América Móvil.

• Trabalhadores de rede externa reivindicam acesso a um computador com intranet da empresa. 
Eles reclamam não ter acesso às informações corporativas e as promoções de produtos e pacotes feitos pela empresa

A CLARO ressalta que disponibiliza diversos canais de comunicação para os trabalhadores a fim de suprir de informação e atender aos diferentes contextos nos quais estão inseridos. A empresa diz que também pode avaliar essa possibilidade da reivindicação.

• Implantação do convênio de academia GYM PASS ou Total Pass
A Claro alega que tem diversas iniciativas de saúde e bem-estar e que valoriza muito esses temas, destaque para o Claro Running (a equipe de corrida da Claro) que conta com diversos trabalhadores. A empresa está avaliando e estudando novas medidas, e nos casos trazidos não é diferente. Ela destaca que qualquer nova iniciativa que estuda tem como premissa atender o máximo de trabalhadores possível visando os diferentes contextos de um programa nacional.

• Não observância do descanso mínimo de 11 horas do Intervalo Interjornada
A CLARO salienta que todas as escalas de trabalho visam o pleno atendimento das necessidades comerciais e operacionais da empresa. No caso da escala 6x1 da área de IAT não é diferente. A empresa ainda destaca que essa escala já é padrão nessa área há muitos anos. Ela afirma que, caso exista alguma necessidade específica por parte dos trabalhadores, pode avaliar novas formas de cobertura desde que não ofendam o pleno funcionamento da área e atendimento ao cliente. A empresa lembra que os trabalhadores também podem contar com o banco de horas em caso de necessidades particulares.

• Trabalhadores reivindicam que as oportunidades de ascensão profissional na CLARO, sejam mais abrangentes e transparentes, dando oportunidades iguais a todos os concorrentes
A CLARO afirma que já possui uma política de oportunidades bem abrangente. Diz ainda que todos os nossos trabalhadores têm acesso a todas as oportunidades em aberto nacionalmente em todas as empresas do grupo. Ela alega que todas essas oportunidades são divulgadas semanalmente e tem, como princípio, priorizar candidatos internos antes de avaliar qualquer externo. Destaca ainda que o maior volume de promoções está presente nas áreas técnicas e comerciais.

PPR 2023

O SINTETEL e a FENATTEL também cobraram os resultados do PPR 2023 até o mês de outubro. A empresa passou as seguintes informações:

• Corporativo: atingimento de 73,19%, que corresponde a 2,63 salários.

• Empresarial: 52,44% de atingimento o que corresponde a 1,89 salários.

• Consumo: 79,13% de atingimento o que corresponde a 2,85 salários.
Estes são os resultados gerais, sem considerar os desdobramentos regionais.

Sindicato forte e atuante tem uma categoria participante! Participe do SINTETEL, fique sócio. Venha se juntar ao maior Sindicato de Telecomunicações das Américas!