Notícias

FILTRAR:

Ability responde ao SINTETEL sobre as reivindicações dos trabalhadores da região do Vale do Paraíba

Conforme ficou acertado na reunião entre o SINTETEL e a Ability, ocorrida na quarta-feira, 13/12, seguem as respostas da empresa mediante aos questionamentos dos trabalhadores da região do Vale do Paraíba:

•BANCO DE HORAS: trabalhador não admite mais ficar sem receber os feriados Municipais, Estaduais e Nacionais.

A empresa explicou que o assunto é tratado pela Gerência Sênior do Contrato de forma muito próxima. Será feita uma revisão das pessoas com bancos de horas e serão ajustados os casos excepcionais. 
 
O SINTETEL insiste que ocorre a unilateraridade de banco de horas na Ability. O Sindicato e os trabalhadores exigem que esse banco de horas tenha um caráter bilateral, ou seja, que seja benéfico tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

•FOLGAS: trabalhador não concorda que somente a empresa decida quando ele poderá folgar, desrespeitando, portanto, sua vida social familiar e religiosa.
Ficou entendido que cabe uma comunicação melhor entre os supervisores e os técnicos a fim de alinhar as expectativas.

Na visão do Sindicato, falta também uma planificação melhor para que sejam solucionados os problemas.

•PPR/PLR: os valores estão caindo a cada ano e as metas são inatingíveis.
Foi apontado pelo Diretor Executivo da empresa que os valores não vêm caindo ano a ano, e sim crescendo as médias de todos os segmentos ano após ano. Sendo inclusive semestralmente apresentado em reunião ao Sindicato. Efetivamente em relação ao 1º Semestre de 2023, os valores foram em linha com os valores do 2º Semestre de 2022, em virtude de exigências dos clientes – principalmente por mais qualidade, bem como forte redução dos investimentos das operadoras que impacta a empresa.

O SINTETEL reitera que os valores pagos a título de PPR pela Ability continuam abaixo dos valores praticados por empresas concorrentes.

•PERSEGUIÇÃO VELADA: o trabalhador que se recusa a fazer horas extras todos os dias. Como forma de punição é transferido para uma área de longa distância para trabalhar, o que resulta na chegada tarde a sua residência.

A empresa disse que esse ponto foi melhor explanado pelos trabalhadores e não se trata de uma perseguição, mas sim situações em que trabalhadores se deslocam de uma localidade para outro às vezes diariamente por um período, ao invés de ficar na localidade até finalizar o trabalho. Esse ponto será analisado pela empresa na busca de equacionar essa situação.

O Sindicato entende que, embora a empresa diga que não há perseguição, os trabalhadores afirmam que tal prática ainda existe quando os trabalhadores se recusam a fazer hora extra.

•PRODUÇÃO: o critério estabelecido sobre o índice de repetida, coloca abaixo toda a demandada conquistada durante o mês, ou seja, não recebe.

A empresa explicou que os índices de qualidade são definidos pelos clientes. A Ability se comprometeu a melhorar a comunicação em relação a data de corte do prazo de qualidade.

O SINTETEL entende que os valores da produção devam acompanhar os valores pagos pelas concorrentes.

• COBRANÇA INDEVIDA DA OPERADORA VIVO: direta com o trabalhador de campo quanto à execução do serviço. Mesmo sabendo que está precarizada por falta de investimento da operadora. Está se criando uma situação muito desconfortável entre o gestor da VIVO e o trabalhador da ABILITY.

Foi explicado pelos trabalhadores que existe uma cobrança na área de fiscalização do cliente pela perfeição dos serviços. A Ability explicou que muitas vezes é a função daquele trabalhador do cliente buscar a perfeição dos serviços. Ficou acordado que não se trata de cobrança indevida, mas sim um eventual excesso de rigor.

•MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO AR-CONDICIONADO DO ESCRITÓRIO: esperam quebrar para abrirem chamado técnico, o que naturalmente demora, na última ocorrência no dia 07/12/203, a área do escritório estava com temperatura de 27°;
Foi explicado que essa situação aconteceu no prédio da Humaitá e que a Ability não é responsável por essa infraestrutura e não está autorizada a fazer intervenções. A responsabilidade é do cliente.

O SINTETEL enviou ofício para as Relações Trabalhistas da VIVO para que esse problema seja resolvido.

• ASSISTÊNCIA MÉDICA: falta de transparência nas despesas apresentadas referente à exames e consultas realizadas. Ocorre que os trabalhadores (as) são surpreendidos com a diferença a pagar relativa à coparticipação.

A empresa afirma que vai trabalhar para buscar junto ao fornecedor do plano de saúde ou via RH, uma forma da informação ser mais acessível ao trabalhador.

O SINTETEL entende que os trabalhadores devam ser informados de forma precisa sobre os valores de coparticipação em todos os níveis.

•AVARIAS DE VEÍCULOS: trabalhador é penalizado com descontos abusivos.
A Ability diz que não se pode comprar a preços de internet (sites genéricos etc.) com os preços praticados pelas locadoras/revendedoras oficiais. A empresa tem responsabilidade e não pode adquirir peças de procedência duvidosa, sem NF etc. Caso exista algum item recorrente e com preços muito diferentes será tratado tanto com o fornecedor e/ou será buscado uma alterativa.

O Sindicato sugeriu à empresa que faça uma cotação com no mínimo três fornecedores de peças originais para que os trabalhadores não sejam cobrados abusivamente.

•DESCONTO NO VALE TRANSPORTE:  quando sobra saldo no cartão do trabalhador.
A empresa alega que tal prática é legal e adotada pelos prestadores de serviços de fornecimento de VT, prática esta que já existe há mais de 5 anos. Chama-se “CRÉDITO INTELIGENTE ou RECARGA CERTA”. Ou seja, todo mês a operadora checa o saldo remanescente no cartão do VT, e faz uma projeção do que falta do crédito necessário do mês seguinte, pois o vale transporte disponibilizado deverá ter um único fim, que é a utilização no percurso residência x empresa ida e volta. Utilização indevida de VT para outros fins, pode acarretar punições que a própria lei do Vale transporte expressa. Quanto ao desconto de 6%, o valor é devolvido quando o crédito depositado for menor que o desconto.

•VESTIÁRIOS: em algumas bases não tem vestiário adequado para os funcionários.
A Ability se comprometeu a avaliar o pedido e dará uma resposta ao Sindicato o que é possível ser realizado, deixando claro que a intenção da empresa é prover condições melhores.

O SINTETEL acompanhará as movimentações da empresa.

• TROCA DE ROUPA: Cobrança aos funcionários para chegarem uniformizados e não permitem que eles se troquem na empresa.

A empresa afirma que será avaliado o pedido e dará uma resposta ao sindicato o que é possível ser realizado, deixando claro que a intenção da empresa é prover condições melhores.

O SINTETEL acompanhará as movimentações da empresa.

• CONDIÇÕES INADEQUADAS DE UNIFORMES
Foi explicado que na base de Guaratinguetá existem alguns trabalhadores com uniformes velhos/rasgados. A empresa afirma que fará um levantamento das necessidades para adequação. Foi também sugerido uma avaliação da empresa para fornecimento de uniforme (camiseta) para o pessoal do escritório de serviço. A empresa avaliará a sugestão.

O SINTETEL acompanhará as movimentações da empresa.

•AMEAÇAS: ameaças em tirar o horário do almoço dos técnicos e mesárias, iniciando o horário de almoço sem autorização.

A Ability diz que foi explicado aos trabalhadores que não se trata de “ameaça”, mas sim uma necessidade de ajuste de comunicação entre os técnicos e o escritório de serviço. A empresa designou um responsável por revisar o processo.

O SINTETEL acompanhará as movimentações da empresa.

• RASTREADOR: constar o rastreador no checklist de devolução do veículo corporativo.

A empresa explicou que a localização do rastreador é confidencial, sendo que essa é uma prática de todas as empresas de rastreamento e seguradoras. Os trabalhadores indicaram que pode haver casos de retorno de férias e/ou situações similares que o lacre foi rompido por outro trabalhador e não o atual. Portanto, esse último não pode sofrer punições pela falta de lacre no veículo. Foi explicado pela empresa que há sistemas de monitoramento que é possível identificar um número muito completo de situações e que ninguém será punido só pela falta do lacre, isto porque, a empresa tem todo o acompanhamento do comportamento do veículo. Foi reforçado pela empresa que o rastreador é um item de segurança também para os trabalhadores e que 100% dos veículos da empresa são monitorados – inclusive os veículos dos gerentes e diretores.  

• FALTA DE FERRAMENTAL E MATERIAL
A empresa alega já ter explicado aos trabalhadores que existem materiais de instalação/manutenção de ADSL que estão em falta no almoxarifado. O volume de instalações de cobre é quase zero e que alguns materiais podem eventualmente faltar. Ficou acordado que serão tratados os materiais e ferramental que podem necessitar de reposição.

O SINTETEL acompanhará as movimentações da empresa.

O SINTETEL também fará reuniões dessa natureza com a base Osasco e região para levantar todos os problemas de cada unidade e encaminhar resolução junto à empresa.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Fique sócio do Sindicato e fortaleça ainda mais a sua categoria.