Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reúne com a TEL e encaminha demandas dos trabalhadores

A direção do Sindicato se reuniu com os representantes da TEL e encaminhou uma série de reivindicações dos trabalhadores para que a empresa apresenta uma solução. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 29/02.

A seguir, confira as principais demandas dos trabalhadores que foram encaminhadas à empresa:

• Trabalhadores têm dificuldade de adquirir o PPP junto à empresa
Fico definido que a TEL estudará as condições para o fornecimento do PPP. O SINTETEL também buscará levantar, junto aos trabalhadores, os casos que estejam pendentes.

• NR 10 e NR 35
Trabalhadores reclamam sobre não fornecimento dos certificados dos cursos. A empresa afirma que hoje em dia os certificados são com assinatura digital e ficam disponíveis em PDF no e-mail do trabalhador. A TEL se comprometeu a averiguar os casos e melhorar o processo.

• PPR nas férias
O correto que está registrado em Acordo é receber a média do PPR nas férias, porém a empresa paga o valor mínimo.
Os representantes da empresa afirmaram que vão checar essa informação.

• Alteração na pontuação dos serviços
As alterações diminuíram por volta de R$ 700 ao mês para os trabalhadores. A empresa solicita retirar a pontuação repetidas que atrapalham a produção.

A TEL alega que teve que se adequar às exigências da contratante, porém vai analisar e conversar com o Sindicato. No momento, mantem-se o que era em janeiro.

• Carga horária excessiva
As reclamações dão conta que a carga horária é de sábado até às 12h. Porém, os trabalhadores são convocados todos os sábados para tralharem o dia inteiro. Se não trabalham, são descontados. Há registros de trabalho em até 30 dias direto. A escala de trabalho de plantão em finais de semana é divulgada em cima da hora.
A empresa afirmou não ter conhecimento dessa informação e vai averiguar.

• Férias não programadas
Trabalhador marca as férias e se programa para tal. Mas perto de tirá-las, a empresa cancela e marca para depois chegando a vencer a segunda férias. A empresa disse que vai investigar tais casos.

• Horas extras não apontadas no mês desaparecem
Conforme consta em Acordo só é permitido marcar 24hs extras mensalmente. O trabalhador faz em média de 80 a 90 horas extras mensais e não é possível controlar o banco de horas, pois o trabalhador não tem acesso.
Os representantes da empresa se comprometeram a averiguar a informação e solucionar a pendência.

• Multas e avarias
Os trabalhadores reclamam que quando a empresa entrega a multa já não dá mais tempo de recorrer. E quanto as avarias, a empresa cobra o valor das peças muito mais alto do que se encontra no mercado.

Além das demandas aqui retratadas, existem outras mais. Porém, para todas as outras a empresa também se comprometeu a averiguar a veracidade delas e responder ao SINTETEL em próxima reunião.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Não fique só. Fique sócio do SINTETEL.