Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reuniu com a Giga+ Fibra e encaminhou demandas dos trabalhadores

A diretoria do SINTETEL se reuniu com a Giga+Fibra para, além de apresentar a entidade sindical aos patrões, encaminhar uma série de reivindicações dos trabalhadores para a empresa apresentar uma solução. A reunião ocorreu de forma presencial, nesta quarta-feira, 06/03.

A Giga+Fibra é uma marca do Grupo Alloha Fibra, uma empresa independente de fibra óptica brasileira, com atuação em vários estados. Em São Paulo atua na região do Litoral Norte. Segundo os patrões, as empresas Click, Ligue, Univox e Sumicity, adotaram a marca Giga+.

Após apresentação das partes, os dirigentes sindicais esclareceram também sobre a importância de seguir rigorosamente a Convenção Coletiva de Trabalho e aproveitaram para falar da necessidade de implementação e negociação do PPR (Programa de Participação nos Resultados) para os trabalhadores.

Confira as principais demandas dos trabalhadores apresentadas durante a reunião e as respostas da empresa:

-  Representação político-sindical - Os trabalhadores(as) querem ser representados pelo SINTETEL.

Respostas da Giga+: A entidade já é reconhecida pela empresa; inclusive, com cumprimento da norma coletiva.

- Mudança arbitrária no contrato de trabalho – Segundo os trabalhadores, a jornada não foi discutida com os interessados.

Giga+: Houve alteração da escala para adequar jornada, permitindo previsibilidade do colaborador de seu DSR e evitando que execute atividades em jornada extraordinária, garantindo descanso e qualidade de vida aos colaboradores.

- Falta de pagamento dos sábados e domingos
– Período de 14/01/24 a 15/02/24.

Giga+:A empresa admite o equívoco. Apurou e corrigiu imediatamente, após o recebimento da comunicação, conforme evidenciado pelo dirigente sindical.
 
- Assédio Moral por parte da chefia.

Giga+: A empresa disponibiliza um canal de denúncias. A ferramenta deve ser utilizada também para registro de relatos sobre corrupção, fraude e demais irregularidades. A empresa garante que o Canal é confidencial (permite denúncias anônimas ou identificadas). E não tolera retaliação ou represália contra qualquer trabalhador que fizer algum reporte/denúncia de boa-fé neste canal.
O atendimento do canal funciona de segunda a segunda, 24h por dia, no site: www.canalconfidencial.com.br/alloha ou pelo telefone: 0800 882 0408.
Orienta também que se há suspeitas de violações ao Programa de Integridade da Giga+ podem ser reportadas pelo colaborador ao seu gestor imediato, à Área de Compliance, a um dos membros da Comissão de Ética. Apesar do uso do Canal Confidencial não ser obrigatório, encorajamos a sua utilização. Não obstante, todos devem sentir-se livres para empregar qualquer outro meio disponível para reporte de denúncias.

- Descumprimento do horário de almoço.

Giga+: Não há qualquer orientação para descumprimentos do horário de almoço e casos pontuais são tratados imediatamente quando reportados.

- Falta de políticas de cargos e salários (Equiparação salarial para trabalho igual, respeitando o tempo de casa e a escolaridade).

Giga+: A empresa garante dentro dos critérios técnicos e legais a remuneração adequada, respeitando a norma coletiva.

- Encerramento da jornada de trabalho.

Giga+: Não há qualquer orientação para descumprimento da jornada ou sua prorrogação sem imperiosa necessidade.

- Falta de gestão do Técnico de Segurança do Trabalho - Trabalhadores alegam que estão largados à própria sorte.

Giga+: A empresa possui governança rígida no cumprimento de normas relativas à saúde e segurança do trabalho, realizando atualmente intensa adequação em eventuais situações apuradas; entretanto, será realizada ação preventiva junto ao técnico de segurança do trabalho para mitigar qualquer situação especificada.

- Dúvidas sobre o recolhimento do FGTS/INSS – Segundo informações a empresa possui dois CNPJ’s.

Giga+:A empresa cumpre todas as normas de recolhimentos previdenciários e FGTS, sendo que eventual adequação societária não afeta as obrigações aos colaboradores; todavia, ação de orientação e comunicação será realizada para garantir o correto entendimento.

- Falta gestão de RH - Com a saída da profissional da área, o setor ficou largado.

Giga+: A área de Relações Trabalhistas foi criada para mitigar e tratar situações de conflito ou desconforto na aplicação das regras de RH, tratando qualquer situação da região em conjunto com os gestores locais.

- Prática de banco de horas ilegal - Não tem acordo assinado com o Sindicato da categoria.

Giga+: O banco de horas existente cumpre os limites normativos, sendo posteriormente apresentado ao Sindicato.

- Ausência do espelho de ponto – Os trabalhadores não sabem quantas horas têm de descanso ou devidas para receber. Afirmam que com o novo aplicativo, as horas trabalhadas e não recebidas, sumiram.

Giga+: A empresa possui controle de jornada de todos os colaboradores dentro de critérios de transparência, sendo que um novo aplicativo (Meu RH) está em fase de implantação permitindo maior eficiência e autonomia do colaborador em seu controle de jornada.

- Janelas lacradas, instalação elétrica do escritório de serviços precária, péssimas condições do refeitório, móveis e cadeiras, limpeza predial precária e falta de manutenção do ar-condicionado.

Giga+: Todo ambiente será verificado considerando o clima/características da região; contudo, há um novo prédio na região em processo de finalização que, em breve, recepcionará todos os colaboradores, garantindo melhores condições ambientais.
   
-Falta de política de saúde e prevenção de doenças - como, por exemplo, a Dengue, por conta da exposição ao risco que os trabalhadores se submetem no litoral.

Giga+: A empresa possui governança rígida no cumprimento de normas relativas à saúde e segurança do trabalho, realizando atualmente intensa adequação em eventuais situações apuradas; porém, será realizada ação com técnico de segurança para orientação e combate.

- Negociação do PLR 2023 e 2024 - Ano passado pagaram um abono de R$500,00 para alguns trabalhadores(as) alegando ser “PLR “, porém muitos não receberam e ninguém sabe qual o critério de avaliação.

Giga+: A empresa analisará e estreitará relacionamento com o SINTETEL para posterior avaliação, considerando suas características e condições.

- Operação/serviços - Alguns técnicos estão sendo obrigados a baixar serviços realizados na conta de outro trabalhador, assumindo assim, o risco de tomar alguma advertência ou suspenção indevida, por uma eventual complicação que possa acontecer.

Giga+: Não há qualquer orientação para adoção deste procedimento, devendo ser reportado, inclusive, no canal de ética.

-VR - O desconto referente ao benefício, muitas vezes, não é contabilizado na folha de pagamento, e, quando ninguém espera, os valores a pagar são descontados de uma só vez, atrapalhando a previsão orçamentaria do trabalhador.

Giga+: Os descontos realizados sobre o VR cumprem os limites estabelecidos em convenção coletiva e casos pontuais são tratados imediatamente quando reportados.

- Falta de planejamento - Os trabalhadores são convocados todo final de semana, não exercendo o direito de ter a folga chamada ‘casadinha’, ou seja, um final de semana completo com a família.

Giga+:A adequação de jornada apontada no item 2 é voltada para garantir o tema tratado.

-Pagamento do vale refeição – não são pagos quando convocado para trabalhar nas folgas.

Giga+: A empresa possui controle e pagamento do VR quando devido, casos pontuais são tratados imediatamente quando reportados.


SINTETEL esclarece trabalhadores

Na manhã do dia 07/03, o SINTETEL esteve presente na base da Giga+, em Caraguatatuba, e levou esclarecimentos sobre a reunião aos trabalhadores, por meio do diretor Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Marcos Milanez.

A entidade sindical permanece atenta aos encaminhamentos dado pela empresa e dará um voto de confiança à mesma, reafirmando sempre o compromisso com a causa trabalhista.

Ganham os trabalhadores, a empresa e o SINTETEL que organiza a categoria.
E lembrem-se, quaisquer que sejam as adversidades no seu ambiente de trabalho, acione o seu Sindicato.

Trabalhador, sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Não fique só. Fique sócio do SINTETEL.