Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de evento sobre "Desafios para a Inclusão Feminina no Setor de TI"

Na última terça-feira, 26/03, o SINTETEL participou do evento que discutiu os desafios para inclusão feminina no setor de TI. A atividade faz parte da programação do Mês da Mulher e foi organizada pelo SINDPD- SP. 

O objetivo do encontro é a formulação de ações práticas para enfrentar temas sensíveis às mulheres, como o combate ao assédio sexual e moral, a implementação da igualdade salarial e a criação de estratégias para a formação, qualificação e ampliação da presença feminina no setor de TI.

A dinâmica do seminário foi dividida em 5 momentos e temas de discussão, dividido em painéis.

Dra. Lucinéia Rosa dos Santos conduziu painel sobre combate ao assédio moral e sexual. Segundo a mestre em Direito do Trabalho, a Reforma Trabalhista favoreceu o crescimento do Assédio nas empresas.
Na sequência, a lei de igualdade salarial, que entrou em vigor em 2023, foi o tema central do painel comandado pela Dra. Cristina Gerhardt Benedetti, procuradora do Trabalho e gerente nacional do CONALIS do Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo Cristina, empresas não querem cumprir Lei da Igualdade Salarial. 

Camela Bosrt, CEO da Soul Code, fez análise do cenário atual da presença feminina no setor de TI. E Maria Auxiliadora Camargo, pedagoga e professora universitária, falou sobre a importância da mulher na humanização do trabalho.

Já Eva Pereira, diretora da IBLISS Segurança Digital e representante da Womcy (Women in Cybersecurity) no Brasil; Daniela Barbosa, analista de dados; e Andressa Romanek, consultora de negócios em TI; conduziram uma discussão sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no setor e de como superá-los.

O SINTETEL foi representado pelos dirigentes sindicais Cristiane do Nascimento, Maria Edna Medeiros e Jaime Alves Miler. 

“A mulher deve estar onde ela quiser, por isso lutamos por mais mulheres na área técnica e de TI, pois lá tem bons salários. Vamos dialogar com as mulheres, mostrar que são capazes e fazer parcerias com escolas para facilitar o acesso aos cursos específicos”, disse a diretoria Social do SINTETEL, Cristiane.

"Os desafios das mulheres no TI são vários e nossas companheiras das telecomunicações estão inseridas nesses desafios também, visto o crescimento das altas tecnologias no setor. Tais desafios, e tantos outros temas atuais, mostram a necessidade de continuarmos e de construir parcerias. Parabenizo ao SindPD pela iniciativa e por manter esse auditório lotado de mulheres e homens, que se somam na luta pela democracia e direitos das mulheres.", disse Maria Edna Medeiros, do SINTETEL.