Notícias

FILTRAR:

SINTETEL saúda os trabalhadores e as trabalhadoras

O 1º de Maio é uma data de celebração das conquistas e de reflexão sobre a luta de classe.

O SINTETEL saúda todos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, em especial os de Telecom, pela passagem do 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

A luta, segundo a festa das centrais sindicais, é “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”. Para além disso, é também pela vida, por emprego digno, renda sustentável, pelo direito de se organizar, ser ouvido e ser respeitado.

São 83 anos de luta deste Sindicato, fomos pioneiros em garantir o 13º salário, 30 dias de férias, VR/VA, plano de saúde, PPR e auxílio creche. Continuaremos atuantes por mais conquistas e direitos para a categoria.

É hora de nos prepararmos para os novos tempos. Precisamos avançar em temas como equidade de gênero, precarização e tratar os problemas que afetam a saúde mental dos trabalhadores. O índice de desemprego subiu um pouco, hoje está em 7% segundo o IBGE, com isso se faz necessário assegurar a manutenção de postos de trabalho e formar cidadãos preparados para novas áreas e profissões, que surgirão com o advento tecnológico.

Seguiremos firmes e atuantes com a categoria para defender a dignidade e os direitos dos trabalhadores, hoje e sempre.

Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho?
A data é celebrada mundialmente no dia 1º de maio. Internacionalmente, surgiu em 1886, nos Estados Unidos, e remete ao movimento grevista dos trabalhadores de Chicago, no qual reivindicavam uma jornada de 8 horas por dia, onde milhares de pessoas saíram às ruas e a mobilização terminou em confronto com a polícia. O episódio da repressão marcou a história como o Massacre de Haymarket e deu origem ao ‘Dia do Trabalhador’, que oficializou a data como um dia de lutas da classe trabalhadora. Com este nome, a data começou a ser celebrada em várias partes do mundo.

No Brasil, mas precisamente no Governo Vargas, surge a variável ‘Dia do Trabalho’ que além de marcar a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mudou o protagonismo da data no Brasil, que antes celebrava a união e a luta de classe, e passou a homenagear a força de trabalho, produto principal do mundo capitalista.

1º de Maio Unificado
Em celebração ao Dia do Trabalhador, as centrais sindicais realizarão uma grande jornada de comemoração em todo o país.

Em São Paulo, a festa acontecerá na Praça Campos de Bagatelle, na zona norte de São Paulo. O ato começa às 9 horas, com a presença de autoridades políticas, sindicais, movimentos sociais e religiosas.

Entre as principais bandeiras de luta, destaca-se: redução da jornada, sem redução salarial; fim da carestia; isenção do IR até R$ 5 mil; menos juros, mais empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres (lei 14.111), aposentadoria digna, em defesa do meio ambiente, basta de feminicídio, saúde e segurança no trabalho. Uma das pautas que deve dominar os atos é o fim da escala 6×1, na qual se trabalham seis dias para folgar apenas um. 

Além da UGT, central sindical à qual o SINTETEL é filiado, estarão juntas a Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros, CTB (Central dos Trabalhadores(as)) do Brasil, Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública.

Viva a classe trabalhadora!
Viva a solidariedade sindical!
Feliz 1º de Maio!