Notícias

FILTRAR:

Negociações salariais registraram ganho real recorde em 2010, diz Dieese

O ano de 2010 foi bom para o movimento sindical. De acordo com pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) 89% das negociações salariais conquistaram aumento real de salários. É o melhor resultado de toda a série histórica iniciada em 1996. 

Quando se soma a este número as negociações que conseguiram ao menos repor a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ou seja, aquelas que não obtiveram aumento real, o índice chega a 96%. Apesar de expressivo, ainda fica abaixo do desempenho registrado em 2006 e 2007.
 
De acordo com o estudo, 2010 se distingue dos demais por também registrar crescimento significativo no número de negociações nas faixas mais elevadas de aumento real. Cerca de 15% superaram a marca de 3%, sendo que em 2009, por exemplo, foram apenas 5%. Cresceu também significativamente os ganhos acima de 5%, que agora somam 4% ante 1,4% do ano passado. 

Mesmo assim, para o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre, “os salários têm crescido abaixo da produtividade dos trabalhadores”. O argumento dele se baseia nos números que mostram mais da metade das negociações com ganhos reais de até 2%.

TAGS