Notícias

FILTRAR:

Em colônia de férias do Sintetel, SIPAT da TEL promove reflexão sobre saúde do trabalhador

A colônia de férias do Sintetel na Praia Grande recebeu, de 8 a 12 de junho, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) 2015 para os trabalhadores da TEL das regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O evento contou com palestras de dirigentes sindicais e técnicos de segurança no trabalho. 

No primeiro dia, “saúde da mulher” foi o assunto abordado por um representante da Secretaria de Saúde de Praia Grande. Na terça-feira, o Corpo de Bombeiros da região transmitiu alguns conhecimentos básicos sobre primeiros socorros que podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.

Já nos dias seguintes, os participantes puderam esclarecer diversas questões relacionadas à atividade profissional e ao cuidado individual com a saúde. “O grande destaque dessa semana foi a questão da segurança no trabalho, como direção defensiva e algumas formas de evitar acidentes”, explica Genivaldo Barrichello, dirigente do Sintetel na Baixada Santista. Temas como pressão alta, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e NA (Neuróticos Anônimos) também foram debatidos. 

Os dirigentes sindicais Anderson Reis, Carlos Alberto e Wilson Rodrigues aproveitam a oportunidade para explicar a atuação e importância do Sindicato para o fortalecimento da categoria. Na ocasião, vários trabalhadores se filiam ao Sintetel. 

Além de ceder o espaço por cinco dias, o Sintetel também recepcionou os participantes com café da manhã. “O motivo de abrirmos nossa colônia para a SIPAT da TEL foi justamente para que os trabalhadores conhecessem sua casa, seu espaço. O local onde eles também podem ter lazer com a família”, comenta o dirigente Barrichello.