Notícias

FILTRAR:

“Se não negociar, nós vamos parar”, diz presidente da Fenattel após composição da pauta nacional de reivindicações do teleatendimento

O primeiro Encontro Nacional dos Teleoperadores, organizado pela Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações), chegou ao fim com a composição da primeira pauta nacional de reivindicações dos trabalhadores em teleatendimento. Teleoperadores de todo o País se reuniram nesta quarta-feira, 7 de outubro, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Os sindicatos de telecomunicações do Brasil filiados à Fenattel, como é o caso do Sintetel, trouxeram os itens definidos pelos teleoperadores em seminários estaduais realizados durante os meses de setembro e outubro. As pautas regionais foram debatidas até a construção de um documento único nacional. 

“Uma pauta única nos dará força para negociar melhores condições de trabalho, pois evitará o jogo sujo de certas empresas que ameaçam mudar de Estado para pagar menos”, disse o presidente do Sintetel Almir Munhoz, que fez um balanço e disse que os seminários prévios tiveram resultados semelhantes.

A coordenadora nacional da Fenattel para o setor de teleatendimento, Iara Martins, explicou que o foco é equiparar os salários e benefícios em todo o país para valorizar a profissão. “Vamos fazer uma grande campanha salarial, a hora é agora”, disse. Outra luta destacada por ela, e que já está em andamento em Brasília por intermédio da Federação, é a regulamentação da profissão de teleoperador. 

O próximo passo da campanha salarial nacional será levar a pré-pauta nacional para a aprovação dos trabalhadores em assembleias estaduais. Após essa etapa, a pauta será entregue para as empresas e a negociação terá início. As principais bandeiras de luta, além de aumento real, são igualdade de salários e condições de trabalho, PPR digno, fim do assédio moral e sexual e contra a alta rotatividade. 

“Ousar lutar, ousar vencer! Se não negociar, nós vamos parar!”, enfatiza Almir Munhoz, presidente da Fenattel e do Sintetel.

TAGS