Notícias

FILTRAR:

Sintetel cobra explicações e Icomon responde problemas levantados pelos trabalhadores

Os trabalhadores denunciaram uma série de problemas na Icomon. O Sindicato cobrou resposta para todas as questões levantadas. A nossa ação levou a empresa a assumir erros e rever procedimentos. Após cobrarmos explicações, a Icomon prometeu que seguirá o acordado. Se na prática a ação for outra, acione o Sintetel que nós iremos para cima da empresa. Veja abaixo o que disse a Icomon:

● Coação por 20 dias de férias 
Resposta: A Icomon informou que em função do volume de serviços fez uma consulta aos trabalhadores sobre a possibilidade de optarem por período de 20 dias, sendo a decisão única e exclusiva do trabalhador. A empresa garantiu que em hipótese alguma o trabalhador será forçado a aceitar os 20 dias e que não haverá qualquer tipo de represália para quem não concordar. 

● Cota adicional de combustível 
Resposta: A Icomon se comprometeu a alterar o procedimento de forma que a cota adicional esteja liberada no primeiro horário de trabalho do dia.

● Baixa como defeito de linha, sendo defeito de ADSL ou local fechado, o que causa uma repetida no RE do técnico
Resposta: A empresa informou que nesses casos  o BD será mantido em FUP e agendando visita com o cliente, evitando dessa forma a geração de reclamação repetida. Isso não trará prejuízo na premiação e consequentemente no PPR.

● Cabista não está disponível para a visita em conjunto, o que causa divergência no encerramento do defeito, que pode se repetir
Resposta: Nesse caso, avise seu superior que o problema é de cabo e o BD ficará pendente sem prejuízo ao trabalhador. 

● Mudanças na escala de plantões. Além do que os trabalhadores que estão escalados todos os sábados, são obrigados a vir aos domingos
Resposta: A Icomon garantiu que a mudança da escala é temporária. A empresa diz estar trabalhando para equalizar mão de obra e quantidade de serviços, de forma a permitir escala de trabalho mais adequada aos funcionários. 

● Punições por detectar falta de materiais como tomada RJ padrão, FI, espelho, Spliter, entre outros, o que prejudica o trabalhador também na variável e no PPR
Resposta: A empresa afirmou que os supervisores dispõem de kit em seus veículos. A Icomon fiscalizará se a distribuição está ocorrendo corretamente como forma de evitar falta durante o expediente de trabalho. Caso os materiais não sejam disponibilizados, registre o ocorrido junto ao seu superior para que você não seja prejudicado.  

● Pressão para executar serviços de hora em hora 
Resposta:  A Icomon diz que o controle de execução de serviços hora a hora se faz necessário em função das novas metas dos indicadores de prazos definidos pela Vivo. Todos os casos de desvios são avaliados pelos Coordenadores e Gerência e os responsáveis são devidamente orientados. A empresa garante que não houve nenhuma demissão por justa causa por esse motivo.

● Falta de ligadores aos domingos fazendo técnicos buscá-los sem adicional de combustível
Resposta: Quando for necessária a intervenção do DG, o serviço será transferido para a segunda-feira. Em situações emergenciais será acionado o Coordenador dos DGs, que tomará as devidas providências. Desde que autorizado, será fornecido combustível necessário. 

● Método de Desconto do Imposto de Renda no vale quinzenal e no pagamento mensal
Resposta: A Icomon informou que o desconto do Imposto de Renda dessa maneira atende a legislação, ou seja, o desconto do IR efetuado no adiantamento é sobre o total da remuneração do mês. Caso ocorra alguma divergência, entre em contato com o RH.

● Aumento no prêmio de produtividade para trabalhadores de FU 
Resposta: A Icomon se comprometeu a analisar a possibilidade de reajuste no valor pago atualmente ou mudança no critério de premiação. 

● Gratificação para dirigir do PPR foi paga pela metade para diversos trabalhadores
Resposta: A Icomon explicou que pelo critério de pagamento do prêmio por zelar o veículo previsto no PPR, os funcionários que receberam metade do valor não teriam esse direito. Mas, resolveu-se pagar 50% do valor total como forma de estímulo ao funcionário em zelar pelo seu veículo.

● Áreas que não atingiram as metas para a obtenção integral do PPR questionam o porquê de os superiores terem recebido valores integrais
Resposta: A Icomon alegou que esse fato não ocorreu. O valor máximo recebido pelos Supervisores foi de R$700,00 em função do não atendimento de vários indicadores resultantes do trabalho em conjunto da equipe que o mesmo gerência. O Sintetel solicitou que os resultados sejam divulgados para todos os trabalhadores como forma de assegurar a transparência do processo.

● Casos de assédio moral nos escritórios de serviços e nas bases de rede externa
Resposta: A Icomon afirmou que desconhece esses casos. Contudo, já reorientou Gerência, Coordenação e Supervisão do Escritório de Serviços de forma a evitar o problema. O Sintetel repudia qualquer forma de assédio. Se esses casos acontecerem, denuncie ao Sindicato.

● Problema nos laudos para aposentadoria emitidos pela empresa 
Resposta: A Icomon se comprometeu a revisar os procedimentos de emissão dos PPPs quanto aos critérios adotados na exposição dos riscos dos trabalhadores.

● Descontos indevidos sobre furtos ou roubos de veículos e ferramentais, principalmente em áreas de riscos
Resposta: A empresa assegurou que todos os descontos são analisados criteriosamente pela Gerência baseados em fatos, dados, testemunhas e Boletins de Ocorrências que atestam ou não a responsabilidade do funcionário. Se ocorrer alguma cobrança indevida, denuncie ao Sintetel.

ALERTA
Trabalhador fique ligado! Você é monitorado pelo rastreador da Icomon e pelo gift da VIVO que fiscaliza em tempo real o serviço que você dá baixa. Siga corretamente o trajeto da sua área. 

Todo cuidado ao dar baixa no serviço pois, em alguns casos de SNE (Serviço Não Executado) que foram comprovados, a empresa aplicou demissão por justa causa devido às últimas multas aplicadas pela VIVO na Icomon.

Estaremos sempre ao lado do trabalhador na luta por melhorias. Mesmo em um cenário adverso, com ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários, seguiremos firmes no nosso propósito de defender a classe trabalhadora.