Notícias

FILTRAR:

Sintetel na luta contra a reforma da Previdência

Dirigentes do Sintetel participaram do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e Contra o Fim da Aposentadoria. O protesto ocorreu nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, na Praça da Sé, em São Paulo.

O ato foi convocado pelas oito principais centrais sindicais do Brasil. Nossa luta é por uma Previdência Social pública, universal e sem privilégios.

A reforma que Bolsonaro quer impor aos brasileiros é maléfica, reduz e fragiliza a Previdência.

O texto apresentado hoje ao Congresso propõe a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição. Por exemplo, se uma pessoa começa a trabalhar com 16 anos de idade, se for homem, só vai se aposentar aos 65 anos e, se for mulher, só se aposentará aos 62 anos de idade. São praticamente 50 anos de tempo trabalhando!

O pior não é isso. Quando chegar aos 65 anos de idade o trabalhador não se aposenta. Sabe por quê? Porque daqui até lá foi instalado no texto da reforma uma coisa chamada gatilho de idade. Que permite, por meio da lei, que a cada ano que aumentar a expectativa de vida do cidadão brasileiro também vai aumentar um ano na idade da aposentadoria.

Consideremos que daqui a algum tempo a expectativa de vida aumentou em três anos. Já não será mais 65 anos de idade. Passará a 68 anos de idade para se aposentar.

Não vamos aceitar isso! Somos contra a reforma da Previdência!