Notícias

FILTRAR:

Centro de Convívio dos Aposentados completa uma década de existência

Na quarta-feira, dia 19 de agosto, o Centro de Convívio dos Aposentados Geraldo de Vilhena Cardoso (CCA) festejou seus dez anos de funcionamento. O espaço, que foi criado por uma preocupação do Sintetel em oferecer boa estrutura aos companheiros da categoria, vem se especializando ano após ano em defender os direitos dos ex-trabalhadores.

Porém, a preocupação do Centro vai muito além das ajudas judiciais ou apoio aos companheiros lesados no passado. O lema que rege a atuação do CCA é a melhora significativa de vida para a terceira idade. Para cumprir com essa função, diversas aulas, como yoga, pintura e yoga da gargalhada, são oferecidas aos filiados. Segundo Germar Pereira da Silva, presidente do CCA desde a sua inauguração em 1999, essas atividades são só uma pequena parcela daquilo que deve ser oferecido aos aposentados.

A integração e a chance de rever velhos amigos também é uma das realidades desse espaço, agregando antigos trabalhadores que tiveram importância indiscutível no fortalecimento do Sintetel. Diversas chances de confraternização são oferecidas aos associados, que podem ainda aproveitar passeios para lugares paradisíacos como Foz do Iguaçu (Paraná), Bonito (Mato Grosso do Sul) e Fernando de Noronha (Pernambuco).

Além da oferta de atividades para entretenimento, o CCA tem se mostrado um defensor forte dos direitos políticos dos aposentados. Nossos representantes estão sempre envolvidos nas manifestações e movimentos que lutam, por exemplo, a favor do fim do fator previdenciário e pelo reajuste de ganho real para os companheiros.

Germar afirma que é uma honra estar à frente de toda essa movimentação e que o apoio do presidente do Sintetel, Almir Munhoz, é essencial para que as promessas feitas aos aposentados sejam cumpridas com tanto sucesso: “espero que esses sejam os dez anos de algo muito maior que vem sendo construído”.

Para comemorar a data, uma confraternização foi organizada no CCA. A ocasião também contou com uma palestra sobre qualidade de vida na terceira idade, com ênfase em atividade física, organizada por Karina Berton Schmik, profissional de educação física pós-graduada na USP (Universidade de São Paulo). “É muito bom quando tem palestra, acho importante esse aprendizado. Gosto demais desse espaço, dos passeios, das atividades promovidas, de tudo”, afirmou a ex-telefonista Odete Fernandes, 83 anos.

Vale lembrar que o Centro de Convívio dos Aposentados faz uma homenagem direta a Geraldo de Vilhena Cardoso em seu próprio nome. Isso porque o ex-presidente do Sindicato, que assumiu a direção da entidade entre os anos de 1981 e 1987, foi um importante ícone na luta pelos direitos dos aposentados.

O Sintetel parabeniza todas as pessoas que estão ou já estiveram envolvidas nesse pedaço da história sindical dos trabalhadores em telecomunicações!

TAGS