Comunicação

Compartilhar:

João Guilherme Vargas Netto, Consultor Sindical - 30/01/2020

O jequitibá dos metalúrgicos

Em um país novo como o Brasil há poucas instituições centenárias de vida permanente.

As Câmaras Municipais, a Igreja Católica, os Correios, a Casa da Moeda, o Banco do Brasil, o próprio país independente, a fábrica de cachaça Ypioca, a República, o Partido Comunista (98 anos).

Os metalúrgicos da Grande Curitiba, audaciosamente incorporando na história do sindicato todas as organizações de profissão que o precederam ao longo dos anos, comemoraram no dia 28 de janeiro o centenário de sua entidade, um século de lutas.

O marco inicial foi a Liga Internacionalista de Fundidores fundada em 1920 após a greve geral de 1917 em Curitiba com a indústria ainda fraca e incipiente e os metalúrgicos imigrantes suíços e alemães (a empresa em que trabalhavam existe até hoje).

Durante a comemoração foram homenageados antigos dirigentes e ativistas e seus familiares, ex-funcionários, diretores de futebol, mulheres representativas e os chamados “mentores”, aqueles que, mesmo não sendo metalúrgicos, contribuíram com o sindicato em suas áreas específicas de atuação e de excelência: o advogado dr. Iracy, o médico do trabalho dr. Zuher, o jornalista Sergio Gomes, a socióloga Marise Egger e eu mesmo. A homenagem me surpreendeu e sensibilizou.

Inúmeros dirigentes sindicais de outras categorias estiveram presentes, alguns dos quais confirmaram para os metalúrgicos sua admiração por eles e por seu exemplo, ressaltando o papel desempenhado pelo presidente Sergio Butka. Representações patronais de peso fizeram questão de se manifestar em respeito ao sindicato, à sua história e às lutas comuns pelo desenvolvimento econômico do país e do Paraná.

Foi uma noite inesquecível que confirmou o compromisso do sindicato com as lutas dos metalúrgicos, dos trabalhadores e aposentados e demonstrou que, diferentemente das pessoas individuais, uma instituição, como um jequitibá centenário, pode estar em pleno vigor mesmo aos 100 anos.

Comunicado

RESERVA DE COLÔNIAS

Reforçamos que, caso o pagamento não seja feito dentro do prazo estipulado, as reservas das colônias são canceladas automaticamente.