Notícias

FILTRAR:

Senado demonstra ser favorável a aprovação de reajuste para aposentados

Depois de serem aprovadas pela Câmara dos Deputados, as propostas de reajuste de aposentadorias e fim do fator previdenciário seguem para aprovação no Senado. Líderes da Casa sinalizaram ontem que aprovarão as propostas que solicitam aumento de 7,7% para os aposentados que ganham acima do mínimo (retroativo ao mês de janeiro) e o fim do fator previdenciário, previsto para 1º de janeiro de 2011. 

O índice é usado na aposentadoria por tempo de contribuição e exige, pelo menos, 35 anos de pagamento ao INSS para os homens e 30 anos para as mulheres. A atual fórmula reduz o benefício de quem se aposenta com menor idade.

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou ontem ser favorável a um ganho maior para os aposentados. "Politicamente é muito difícil que haja qualquer modificação, até mesmo porque há, aqui, uma grande simpatia com os aposentados”, declarou o senador. 

Se aprovada pelo Senado, a proposta passará pelo crivo do Presidente Lula, que pode ou não aprovar os benefícios para os aposentados.

TAGS