Notícias

FILTRAR:

17 de maio: Dia de luta contra a homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é comemorado em 17 de maio. Nesta data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação internacional de doenças. 

Desde então, o 17 de maio virou símbolo importante da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. O Sintetel conquistou em várias empresas do nosso segmento avanços nestas questões. 

Um dos principais pleitos foi a utilização do nome social que já é praticado nas empresas de telecom, constando inclusive como cláusulas das convenções e acordos coletivos. Uma vez que todos os profissionais são importantes e merecem respeito independente do seu gênero, cor, raça ou religião.

Mas infelizmente no mercado de trabalho, trabalhadores LGBTI+ ainda enfrentam preconceito, assédio e discriminação no local de trabalho. Com receio de sofrerem assédio moral e não os avaliarem profissionalmente, muitos trabalhadores LGBTI+ decidem esconder sua orientação sexual no trabalho. Em muitos casos, trabalhadores trans são completamente excluídos do emprego formal. 

A opressão contra qualquer trabalhador, inclusive sobre sua orientação sexual ou identidade gênero, constitui uma violação dos direitos humanos.

Neste 17 de maio, o Sintetel e o Sindicato Global UNI ressaltam a importância de trabalhos de inclusão das minorias e proteção contra discriminações nas empresas. As pessoas não podem ser tratadas diferentes por sua identidade de gênero, precisam ser tratadas como profissionais que são.

O respeito é a base de uma sociedade democrática e independente.