Notícias

FILTRAR:

Trabalhadores das prestadoras com data-base 1º de abril aprovam proposta para a CCT 2020/2021

No final de setembro de 2020, a categoria aprovou a prorrogação da Convenção Coletiva. Na ocasião, os trabalhadores entenderam o momento delicado de pandemia e o constante ataque à classe trabalhadora com novas legislações prejudiciais.

A prorrogação da Convenção foi importante, pois o presidente Bolsonaro vetou a ultratividade das convenções e acordos coletivos. Isso significa que quando um acordo ou convenção vence, as cláusulas passam a não valer mais, ou seja, o trabalhador fica sem qualquer proteção ou direitos.

Antes da MP 936, tanto os acordos quanto as convenções continuavam valendo até que se formalizasse uma nova. Porém, isso acabou.
Conforme compromisso firmado na época, no início deste ano, o SINTETEL e as empresas voltaram a negociar a Convenção Coletiva 2020/2021.

Trabalhadores aprovam proposta
O SINTETEL realizou assembleias em todo o estado de São Paulo, de 24 a 26 de fevereiro, e os trabalhadores aprovaram a proposta final para a CCT 2020/2021. A seguir, veja os principais itens da proposta aprovada:

• PISO SALARIAL: Manutenção dos valores praticados atualmente; 
• DEMAIS PISOS E CLÁUSULAS ECONÔMICAS: Manutenção dos valores praticados atualmente;
• ABONO INDENIZATÓRIO: no valor de R$ 250,00 a ser pago na folha subsequente à aprovação da proposta em assembleia, para trabalhadores ativos na data da assembleia e que foram contratados até dia 31/03/2020. Ficam dispensados do abono previsto, as empresas que já tenham realizado algum reajuste desde que firmado em termo aditivo específico.
• MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS DA CCT ANTERIOR;
• Implantação do Selo de Qualidade do segmento a fim de ratificar a eficácia das empresas do segmento, exigindo parâmetros mínimos de tecnologia, segurança e conduta.

Vale lembrar que nas assembleias feitas na Tel Ribeirão Preto, Tel Jaboticabal, Tel Piracicaba, Tel Sertãozinho e Telemont Campinas, a proposta foi reprovada.

Importante: o resultado das votações se dá pela somatória dos votos de todas as assembleias realizadas.

Convenção Coletiva 2021/2022
As negociações para a próxima Convenção Coletiva começarão em breve. 

A Pauta de Reivindicações já foi aprovada pelos trabalhadores em assembleias e entregue às empresas no final de janeiro/2021.

O SINTETEL já cobrou rapidez nessas negociações, pois os trabalhadores merecem uma proposta digna pelo esforço e dedicação durante o período de pandemia que persiste até os dias de hoje.

Acompanhe as negociações pelo site do SINTETEL e pelas redes sociais (@SintetelSP).

Sozinho o problema é seu! Juntos o problema é nosso!