Notícias

FILTRAR:

SINTETEL resolve problemas dos trabalhadores da VIVO Campo

A direção do SINTETEL encaminhou à VIVO diversas reclamações dos trabalhadores de campo.

A empresa se posicionou e enviou as respostas aos nossos questionamentos. Veja a seguir:

Reparadores: Estão preocupados com prejuízo no PIV, porque estão executando serviço de instalação e não recebem PIV por essa atividade.

Resposta da VIVO: O PIV dos reparadores não está atrelado a produção. Ou seja, a preocupação é improcedente, pois o pagamento do PIV dos reparadores é condicionado ao resultado do índice do cluster. No entanto, quando o reparador executa alguma instalação, a atividade é remunerada, conforme regras previstas na política.

Instaladores: Eles informam que executam atividades diferentes da sua função, o que pode prejudicar o seu PIV.

Resposta: O PIV dos instaladores é medido pela produção e qualidade dos serviços executados. Em momentos da operação os instaladores executam outras atividades, sendo que todos estes possuem uma pontuação oficial (tabela de pontuação do PIV) na Política e não há atividade que seja executada e não somada a pontuação do técnico, para o cálculo do variável (PIV).

Escala de trabalho: Foi alterada a atual escala, o que gerou muita insatisfação entre os trabalhadores, pois prejudicou a sua vida social.

Resposta: No 1º final de semana da alteração da escala, alguns colaboradores nos notificaram que já tinham compromissos assumidos e não poderiam trabalhar no sábado, diante de tais notificações, a liderança direta flexibilizou a exigência da presença e acordou a folga, seguindo a mesma flexibilidade para os finais de semana seguintes. Referente a escala de sábado, das 12 às 16h, isso se aplica para o grupo minoritário que atua aos domingos (cerca de 10 técnicos).

A fim de encontrarmos alternativas, a partir de março/2021 voltaremos com a escala espanhola. Porém, somente aos que optarem por este modelo de escala. Os demais continuarão atuando no modelo atual, conforme citado acima. Desta forma teremos um modelo híbrido de atuação. O gestor local avaliará como se comportará o atendimento aos clientes.

Supervisores: estão trabalhando aos domingos e a hora extra não está sendo paga. Informam que tem um caderno de gaveta.

Resposta: Qualquer hora trabalhada aos domingos e registrada no sistema de ponto é paga como hora extra 100% na folha de pagamento. No entanto, avaliaremos internamente se há algo desconhecido pela gerência e reforçar com as lideranças que qualquer atividade executada fora da jornada normal de trabalho, deverá ser registrada no sistema.

Assédio moral: Trabalhadores reclamam  que supervisores estão ameaçando os trabalhadores de demissão sem motivos.  Eles afirmam que já existe uma lista de desligamentos para quem não colaborar com eles. O SINTETEL solicitou ao RH da empresa que oriente os envolvidos para cessar esse tipo de atitude. 


Caso essas situações persistam, denuncie ao SINTETEL.

Juntos somos mais fortes! Sozinho o  problema é seu! 
Juntos o problema  é nosso!