A primeira reunião realizada entre a Comissão Nacional de Negociação da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecom) e a Claro para discutir o Acordo Coletivo 2010/2011 aconteceu em São Paulo, no dia 19 de outubro.
Durante a reunião, a empresa solicitou esclarecimentos sobre alguns pontos da nossa pauta. A Comissão Nacional efetuou as devidas explicações e salientou que todos os itens são de extrema importância para os trabalhadores.
A Claro informou que tem interesse em resolver a questão o mais rápido, se possível em apenas três reuniões. Por outro lado, a comissão dos trabalhadores foi surpreendida pela empresa no momento de elaborar a agenda de negociações.
Nós solicitamos para que a segunda reunião fosse agendada para a próxima semana. Entretanto, os negociadores da empresa afirmaram não ser possível uma vez que eles já teriam compromissos nas datas sugeridas. Então, a comissão de trabalhadores propôs como data a primeira semana de novembro e a empresa novamente recusou nossa proposta.
Os representantes da Claro afirmaram que só seria possível se reunir nos dias 10 e 11 de novembro.
A Comissão da Fenattel insistiu na antecipação das datas, mas os representantes da Claro foram inflexíveis na sua posição. Nós ainda nos colocamos à disposição para uma possível antecipação das reuniões, uma vez que nossa data-base é 1º de outubro.
Após a decepção com as datas das próximas reuniões, a empresa sequer apresentou uma opção para discutir na mesa de negociação. Os patrões afirmaram que a proposta que eles tinham em mãos estava muito aquém das nossas reivindicações.
Desta forma, eles preferiram não apresentar nada, voltar a discutir internamente com a promessa de apresentar a proposta na próxima reunião.
Algumas de nossas reivindicações:
• Reajuste Salarial • Aumento real sem teto de aplicação • Reajuste nos benefícios • Implantação do vale refeição
No entender da Comissão da Fenattel as negociações já estão muito atrasadas e não queremos prolongá-las até o final do ano como já vem acontecendo há algum tempo. Por isso é muito importante o seu engajamento nesta Campanha Salarial. Participe!