Notícias

FILTRAR:

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

Em 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) visando alertar, em escala global, sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Uma das aéreas mais negligenciadas do sistema de saúde pública mundial é a saúde mental. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 12 milhões de pessoas vivem com depressão no Brasil.

Diagnósticos de ansiedade também estão cada vez mais altos: mais de 19 milhões sofrem com o problema, o que coloca o Brasil em 1º lugar na lista de países mais ansiosos do mundo. Entre 2014 e 2019 houve um aumento de 28% no número de suicídios no país. De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a maioria desses casos se relaciona a transtornos mentais que podem ser tratados.

Infelizmente, falar sobre emoções ainda é um tabu em nossa sociedade. A consequência desse fato é a resistência e medo de muitas pessoas a buscarem por ajuda profissional adequada, fazendo com que muitos se isolem e sofram calados.


Cuide-se 
Cuidar da saúde mental significa ter uma vida mais feliz e plena. Nesta importante data, te convidamos a refletir sobre o seu estado emocional e, se necessário, encorajamos a buscar por ajuda. 

Uma mente sadia é mais resiliente, ou seja, tem a capacidade de superar obstáculos e se adaptar aos problemas diários com menor sofrimento. Manter os cuidados com a saúde de suas emoções traz benefícios, como: habilidade para lidar com situações adversas no ambiente profissional e pessoal; tomada de decisões mais assertivas; manutenção de bons relacionamentos; e a capacidade de se colocar como prioridade!


Quando procurar ajuda profissional?
O corpo humano dá sinais quando algo não vai bem fisicamente e até emocionalmente. Alguns sintomas podem ser mais sutis e outros mais evidentes de que é preciso atenção redobrada com a sua saúde mental.

Atente-se a sentimentos recorrentes de angústia profunda, autodesvalorização, culpa, ansiedade persistente, estresse, desesperança e falta de motivação. Observe, também, sintomas como: fadiga constante, dificuldade de concentração e tomada de decisões, insônia, perda ou aumento de apetite e peso, dores de cabeça, problemas digestivos, taquicardia ou dores sem uma causa física clara.

Muitas pessoas não aguentam mais viver da maneira que estão vivendo, mas não tem ideia do que fazer para mudar ou o que devem mudar. Por isso, precisamos divulgar e valorizar o trabalho de psicólogos e psiquiatras.

O psicólogo tem a escuta treinada e conhecimento da psique humana. É um profissional capacitado para digerir os desabafos e dilemas dos pacientes, encorajar a reflexões para que tenham autonomia para superar os problemas.

Já que o psicoterapeuta não pode fazer prescrição de medicamentos, em alguns casos será necessário consulta com psiquiatra, que podem receitar remédios necessários para equilibrar neurotransmissores, por exemplo, que estejam necessitando de ajuda química.


Atendimento psicológico gratuito em SP
Em São Paulo, instituições de ensino, faculdades de Psicologia, ou centros referenciais de saúde oferecem atendimento de terapia gratuito ou a preços populares. A seguir, alguns deles:

Centro de Psicologia Aplicada UNIP
Endereço: rua Apeninos, 595
Telefone: 3341-4250

Atendimento Psicológico Mackenzie
Endereço: rua Piauí, 181 - 1º andar
Telefone: 3256-6827 ou 3256-6217

Paróquia São Luís Gonzaga
Endereço: av. Paulista, 2378
Telefone: 3231-5954

Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: rua Galvão Bueno, 724
Telefone: 2297-4442

Instituto de Psicologia da USP
Endereço: av. Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D – Butantã
Telefone: 3091-5015

Clínica de Psicologia FMU 
Endereço: av. Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
Telefone: 3040-3400/ 3040-3400 ramal 2316

Clínica de Psicologia Faculdade Anhanguera 
Endereço: av. dos Autonomistas, 1325 – Osasco
Telefone: 3699-9047


Live do Sintetel

No último dia 07, tivemos nossa live sobre saúde mental. Não assistiu? Confira o vídeo da live: https://www.instagram.com/p/CUv0kjYL1zD/