Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa do evento da Rede de Mulheres UNI-Brasil

SINTETEL participa do evento da Rede de Mulheres UNI-Brasil
Uma delegação de mulheres trabalhadoras do SINTETEL e da FENATTEL participou do Ato do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

O evento ocorreu nesta quinta-feira, 25/11, de maneira híbrida (virtual e presencial), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo - Siemaco/SP.

O principal tema abordado durante o evento foi: "as estratégias de luta contra todas as formas de violência contra a mulher e a importância da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho – OIT". 

Os expositores contaram experiências sobre a ratificação da Convenção na Argentina, Uruguai e as articulações em nível mundial.

O que é Convenção 190?
A Convenção 190 da OIT entrou em vigor em junho de 2021. Esta convenção visa combater a violência e o assédio no ambiente de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho é conhecidamente a principal instituição internacional que regula e normatiza as relações laborais.

Para Maria Edna, Secretaria da Mulher da FENATTEL, “partindo da contribuição histórica da OIT, nós trabalhadoras queremos mudanças e queremos também a RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 190. Não é mais aceitável tanta violência, tanto assédio e tantas mortes de mulheres, seja na vida, seja no trabalho. O movimento pela Ratificação da Convenção 190 é uma iniciativa que engloba todos os trabalhadores, sindicatos e empresas no Mundo. O Uruguai e Argentina já ratificaram, e queremos abrir espaços tripartites de discussão aqui no Brasil para alcançarmos sua ratificação também. Ratifica Já!”, conclui.