Notícias

FILTRAR:

Teleatendimento: SINTETEL recusa de imediato a proposta das empresas

A direção do SINTETEL rechaçou a proposta para o Instrumento Coletivo de Trabalho 2022 que as empresas de teleatendimento apresentaram durante a reunião de negociações. A reunião on line ocorreu nesta terça-feira, 2 de fevereiro.

As empresas vieram com uma proposta totalmente fora da realidade que chega a ser até ofensiva aos trabalhadores.

Veja a seguir a proposta das empresas RECUSADA pelo Sindicato:

• Piso salarial – será o mesmo valor do salário mínimo para ser aplicado somente em julho/2022.

• Abono de 400 reais a ser pago em duas vezes: 200 reais em 24/02 e 200 reais até 05/07.

Para quem ganha acima do piso salarial

• 3,5% de reajuste a ser aplicado somente em julho/2022.

• Abono de 20% do salário a ser pago em duas vezes, sendo 10% em 24/02 e 10% em 05/07.

• 3,5% de reajuste nos benefícios somente a partir de julho/2022.

• Manutenção das demais cláusulas do Instrumento Coletivo de Trabalho.

Os dirigentes do SINTETEL disseram com muita firmeza que as empresas devem discutir a completa Pauta de Reivindicações composta durante as assembleias e não apenas alguns pontos.

A recusa foi imediata, uma vez que a inflação do período foi de 10,16% e as empresas querem repor apenas 3,5%. Esse percentual equivale a apenas 34% da inflação do período.

As empresas esqueceram-se de dizer que reduziram muito seus custos durante a pandemia e que essa economia deve ser repassada aos trabalhadores que muito se dedicaram durante todo o tempo.

Além do mais, o Sindicato lutou muito pela desoneração da folha de pagamento. Agora que foi a lei foi aprovada, os patrões se fazem de desentendidos para não dar o que os trabalhadores merecem. As empresas só pensam em custo e lucro, ou seja, quanto custa e quanto eu lucro.

Com não houve consenso e aguardando que as empresas voltem com uma proposta decente, a próxima reunião ocorrerá em 08/02, próxima terça-feira.

Vale lembrar que a Campanha Salarial envolve cerca de 250 mil trabalhadores pertencentes a diversas empresas do setor, como Atento, Almaviva, BrasilCenter, Mapfre, Vermont, Fidelity, SIS, LIQ, Parla, Teleperformance, Paschoalotto, Brasilseg, entre outras.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Acompanhe as notícias atualizadas pelo site e pelas redes sociais do SINTETEL.