Notícias

FILTRAR:

Sindicato rechaça reajuste nos planos de saúde apresentados pela Claro

Na manhã desta quinta-feira (03/11), o SINTETEL e demais sindicatos filiados à FENATTEL se reuniram com a Claro para tratar da questão do Planos Saúde. 

Os Sindicatos repudiaram a forma unilateral com que a empresa fez os abusivos reajustes dos referidos Planos.

A Claro aplicou um aumento estratosférico e abusivo nos percentuais das parcelas de contribuição fixa dos dependentes, sem negociar com as entidades sindicais. Além disso, a empresa também reajustou o valor de coparticipação.

Introduziu também um novo plano com características e qualidade diferente aos praticados atualmente. 

Os Sindicatos apontaram que não houve isonomia no valor dos reajustes, pois algumas faixas tiveram aumentos de 29,62%. Esse percentual já é muito alto!

Os trabalhadores com menor remuneração tiveram um reajuste escorchante de 400% passando de R$ 5,40 para R$ 27 mensais. Isto é um absurdo!

Confira nas tabelas os aumentos abusivos:




Por mais que a empresa argumente que os Planos de Saúde não tinham reajustes há três anos, não se justifica um aumento de 400% aos trabalhadores que sequer tiveram a inflação incorporada no período.

Os sindicatos também comentaram que poderia ser uma manobra da empresa para transferir os trabalhadores para os Planos Ideal e Compacto (recém criados), que terão um valor menor de contribuição mensal.  A Claro nega essa intenção.

Os Sindicatos reivindicaram a redução nos índices apresentados, pois vêem com preocupação a possibilidade dos trabalhadores retirarem dependentes do plano de assistência médica por conta do aumento abusivo. 

PPR

O Sindicato reiterou na mesa de negociações que a empresa mude a sua prática individual e egoísta de divulgação dos resultados alcançados do PPR e datas de pagamento. Isso tem acontecido nos últimos os anos.

A empresa recorrentemente e de forma oportunista tem se antecipado e divulgado os resultados de forma individual, sem compartilhar com os Sindicatos.

É bom que todos saibam que são os Sindicatos que reivindicam e negociam o PPR e são protagonistas nesta negociação.  A Claro se comprometeu a rever este modelo de divulgação. 

Reajuste dos gerentes

O Sindicato também questionou a forma maquiavélica com que a empresa apresentou o reajuste para os gerentes sem a mesma estar inserida na proposta negociada com os Sindicatos.

O reajuste foi insistentemente reivindicado pelos Sindicatos a todos os trabalhadores sem distinção de cargo ou função. A empresa negou e depois por “liberalidade”, segundo ela, concedeu o reajuste.

Os Sindicatos afirmaram que foi uma tentativa da Claro de jogar o seu quadro gerencial contra as entidades sindicais. Fato que foi prontamente repudiado pela comissão da FENATTEL.

A Claro negou, pediu desculpas e prometeu também melhorar essa comunicação. 

Sindicato sempre na luta pela causa dos trabalhadores! Acompanhe as notícias da sua empresa pelo site e pelas redes sociais.