Notícias

FILTRAR:

SINTETEL parabeniza Luiz Marinho, novo ministro do Trabalho

O SINTETEL parabeniza o novo ministro, o companheiro Luiz Marinho, pela missão de comandar a pasta que terá o trabalho e os trabalhadores como pauta principal.

Confirmado no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo conta com o apoio do SINTETEL e dos trabalhadores de telecomunicações do Estado de São Paulo para conduzir os novos rumos do mercado de trabalho, nos próximos 4 anos.

Durante a campanha eleitoral de 2022 para deputado federal, Marinho visitou, por diversas vezes, a base dos trabalhadores em telecom e apresentou quais seriam suas propostas e seu plano de governo para compor a Câmara dos Deputados. Confiantes de que as demandas trabalhistas chegariam ao plenário, os trabalhadores ajudaram a eleger Marinho, eleito com 156 mil votos válidos no estado de São Paulo. 

No mês de agosto, em uma das visitas à sede do SINTETEL na capital, a diretoria deste Sindicato leu e entregou ao agora ministro uma ‘Carta Compromisso’, cuja intenção era apresentar as propostas trabalhistas, em especial as do setor de telecomunicação, ao qual este Sindicato representa, sendo 250 mil trabalhadores.

“É tempo de esperançar” foi a frase mais falada e ouvida nos últimos dias. E é neste contexto que o SINTETEL embarca, com esperança em dias melhores para o povo brasileiro e que 2023 seja o ano, de fato, da classe trabalhadora.

Saudemos ao companheiro Luiz Marinho por firmar este compromisso conosco e com o movimento sindical. Que possamos juntos fazer do trabalho e dos trabalhadores os protagonistas no cenário político, econômico e social deste país.

Confira os 13 pontos da Carta Compromisso do SINTETEL entregue ao agora ministro: 

1- Defesa dos direitos trabalhistas com revisão da reforma;

2- Regularização da profissão de teleoperador;

3- Revisão da tabela do Imposto de Renda e isenção para os aposentados;

4- Ratificação da Convenção 190 da OIT que trata de assédio moral e sexual nos locais de trabalho;

5- Lutar e propor projetos que inibam a violência doméstica;

6- Propor políticas públicas de combate à discriminação de gênero, raça, deficiência, orientação sexual e todo tipo de intolerância social;

7- Propor projetos de criação de cursos gratuitos sobre as novas tecnologias para fomentar, qualificar e requalificar os trabalhadores;

8- Criar mecanismos para proteção de trabalhadores em vias de aposentadoria e propor políticas públicas de apoio e sustento ao aposentado;

9- Propor políticas de proteção ao meio ambiente, contra o desmatamento e pela redução da emissão de carbono;

10- Incentivar programas de fomento à cultura;

11- Taxação das grandes fortunas;

12-  Regulamentação do teletrabalho;

13- Revisar a reforma da previdência.