Notícias

FILTRAR:

VIVO muda plano de saúde de forma unilateral

De maneira unilateral, a VIVO decidiu mudar a operadora do plano de saúde dos trabalhadores e aposentados (Lei 9656/98).

Em 11/01, o SINTETEL recebeu uma denúncia sobre a mudança do plano de saúde da VIVO. Um trabalhador foi avisado pela própria AMIL que a empresa havia rescindido contrato com eles.

Diante dessa informação, o Sindicato imediatamente enviou ofício à empresa questionando a veracidade da informação.

Nesta segunda-feira, 16/11, a VIVO respondeu ao Sindicato informando que o novo plano será operado pela SulAmérica Saúde, a partir de 01/03/2023.

O plano de saúde é um benefício conquistado pelo SINTETEL e garantido em Acordo Coletivo. Por este motivo, a VIVO tem a obrigação de discutir com a entidade sindical quaisquer mudanças que tenha a intenção de realizar. 

Sabemos que o plano de saúde é uma conquista muito importante para os trabalhadores e seus familiares. Por isso, o Sindicato solicitou uma reunião com urgência para que a empresa apresente a nova rede credenciada de hospitais, laboratórios, clínicas, etc.

Nossa intenção é garantir a mesma qualidade ou melhor que o atual plano oferece aos trabalhadores. A empresa afirmou em seu comunicado que manterá “uma estrutura necessária de atendimento aos usuários para apoiá-los nesta transição, inclusive para os casos especiais, tais como: colaboradores e dependentes em home care, internações, gestantes, crônicos, oncológicos, dentre outros”.

A SulAmérica é uma operadora de alta avaliação dentro dos critérios da ANS – Agência Nacional de Saúde e pelos usuários de maneira geral. Contudo, o Sindicato e principalmente os trabalhadores devem fiscalizar e informar de imediato ao SINTETEL, caso haja alguma precarização.

Salientamos que os trabalhadores e aposentados (Lei 9656/98) que utilizam a operadora CNU – Central Nacional Unimed não terão a sua situação alterada, ou seja, permanecerão nos planos vigentes.

PPR e 13º salário
O SINTETEL também está cobrando da VIVO a data de pagamento da antecipação do 13º salário e o pagamento da segunda parcela do PPR/2022.

Acompanhe as informações pelo site e pelas redes sociais do Sindicato.