Notícias

FILTRAR:

Em reunião com o SINTETEL, V.tal responde aos questionamentos dos trabalhadores

A direção do Sindicato enviou à V.tal uma série de questionamentos apresentados pelos trabalhadores insatisfeitos com determinadas situações.

Na quinta-feira, 13/07, a empresa compareceu à sede do Sindicato para apresentar as respostas e justificativas para os questionamentos apresentados. A seguir, publicamos os questionamentos dos trabalhadores e em seguida, as respostas da V.tal:

A empresa está exigindo que os trabalhadores em home office voltem ao sistema presencial, sem qualquer tipo de tratativa prévia e de forma unilateral, o que tem provocado desconforto, gerando desarmonia no clima organizacional da empresa.

Resposta: Realmente a V.tal decidiu retornar ao trabalho presencial. No entanto, a empresa afirma analisar as exceções e também ouve as pessoas para que se chegue a um bom termo de readaptação a esta nova realidade. A empresa afirma que o RH está à disposição dos trabalhadores para tratar do assunto.

• Segundo denúncias, o prédio não tem alvará para funcionamento, o que por si só é uma falta grave.

Resposta: A V.tal informa que o alvará está em andamento, pois foi necessário efetuar a mudança da razão social e do CNPJ. A empresa também afirmou que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está regularizado até agosto de 2024. Vale lembrar que o AVCB é uma licença emitida pelo corpo de bombeiros que atesta legalmente se a edificação está segura.  A empresa destacou também que na semana que vem dará início ao processo de eleição da CIPA.

• Demissões em massa sem qualquer tipo de negociação com a entidade sindical para amenizar o impacto negativo na vida dos envolvidos.

Resposta: De acordo com a empresa, as demissões foram efetuadas de forma humanizada e que deu todo o suporte aos trabalhadores desligados. Informou ainda que não há qualquer intenção de novas demissões em massa no horizonte, a não ser as demissões pontuais.  

• Excesso de pessoas nos andares, o que afeta diretamente a estrutura do local, podendo provocar acidentes ou até mesmo desabamentos.

Resposta: A empresa afirmou que tal situação ocorreu em consequência do período de adaptação ao trabalho 100% presencial,  e informa que a situação está quase estabilizada. Afirmou ainda que o prédio possui capacidade para 333 trabalhadores e no momento possui 322.

• Ambiente de trabalho tóxico, em razão da prática de assédio moral constante pelas lideranças, por excesso de demanda ou mesmo tratamento ríspido.

Resposta: A V.tal admite que houve realmente uma carga maior de trabalho para todos, mas segundo ela, hoje a divisão de atividades se encontra em equilíbrio. Também de acordo com a empresa, ela repudia qualquer prática de assédio moral ou sexual e coloca à disposição seu canal confidencial de denúncia que é independente do RH e preserva a identidade do denunciante. Tem o setor de compliance, o 0800 7210 783 e o www.canalconfidencial.com.br/vtal
 
• Parte do teto do 1º andar caiu, e por sorte não feriu ninguém, tendo em vista que ocorrido, se deu no período da madrugada.

Resposta: De acordo com a V.tal o que ocorreu foi o entupimento da bandeja do ar condicionado ocasionando o transbordamento da água acumulada. A empresa alegou que o problema já foi solucionado.

• Ar condicionado inadequado, pois não atende à demanda, em razão do grande número de pessoas no local.

Resposta: A empresa afirma que tem um encarregado de manutenção à disposição dos trabalhadores. Basta acionar o profissional e ele solucionará o problema do excesso de calor ou frio. 

Atenção, se você notar a reincidência de alguns dos problemas relatados, entre em contato com o Sindicato! 

Acesse o site do SINTETEL, clique em FALE COM O SINDICATO e deixe sua denúncia.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Não fique só, fique sócio!