Notícias

FILTRAR:

SINTETEL e FENATTEL participam de Oficina de Formação da Rede de Mulheres da UNI Brasil

De 02 a 03 de agosto, o SINTETEL e os sindicatos do Paraná e Santa Catarina, filiados à FENATTEL, participaram da 11º Oficina de Formação da Rede de Mulheres da UNI Brasil. O evento coordenado por Maria Edna, secretária da Mulher da FENATTEL; e Cristiane do Nascimento, diretora social do SINTETEL e vice- Presidente da UNiAméricas Mulheres; reuniu cerca de 150 sindicalistas na Praia Grande, litoral sul paulista.

Além de fortalecer as entidades filiadas à UNIAméricas no Brasil, o objetivo foi promover a participação das mulheres no movimento sindical, social e político, e avançar no processo de formação dos dirigentes sindicais.

Mesmo sendo voltado para formação das mulheres, o evento teve relevante participação masculina, sendo destinada cota de 30% para os homens, cuja participação engrandeceu a luta das mulheres e foi de extrema importância na construção da pauta e no avanço dos debates.  

O feminismo, o papel social da mulher, igualdade de oportunidades, violência, assédio na vida das mulheres, autonomia econômica, política de cuidados e alienação parental foram temas debatidos durante o evento.

Para os participantes, esse momento de formação é importante e essencial para os dirigentes sindicais que estão no dia-a-dia atuando e orientando a classe trabalhadora.

Confira alguns depoimentos dos dirigentes sindicais que participaram do encontro:

 “Conteúdo muito rico. Aprendemos muito com todos os temas. Agora e só colocar em prática e nos unir para podermos divulgar as informações adquiridas”.

“Dias de muito aprendizado. Eu particularmente não conhecia a grandeza da Rede Mulheres”.

“Todos os temas apresentados são relevantes e tem que ser falado e trabalhado. Igualdade entre os homens e mulheres”.

 “Importante para a luta por direitos iguais e reconhecimento das mulheres pretas”.

“O momento foi inspirador e esclarecedor, abrindo nossos olhos para as questões de gênero e igualdade. As discussões foram envolventes e nos incentivam a refletir sobre o papel das mulheres na sociedade”.

“Iremos multiplicar o que aprendemos. É importante outras companheiras saberem e conhecerem o quanto (sindicatos + trabalhador) lutamos juntos”.

“Conteúdo incrível, poder de conhecimento, informação. Precisamos fazer isso chegar até a ponta final, que são as nossas companheiras no ambiente de trabalho”.

“Uma iniciativa excelente”

“Dois dias de cursos e muito aprendizado. E com a missão de propagar e fazer valer todo conhecimento”.

“Temas de extrema importância na vida das mulheres e nosso dia-a-dia no trabalho. Saio daqui com muitas informações importantes sobre o papel social da mulher”.

“O conteúdo do evento aborda temas que acontecem no dia a dia de milhares de pessoas. é importante sabermos identificar os tipos de assédio, entender melhor como erradicar e nos proteger desses abusos”.

“Momento de aprendizado sobre os direitos e igualdade da mulher na sociedade e no mercado de trabalho”.

“Aprendemos nessa oficina a pensar fora da caixinha”.

“Conteúdo muito rico gostei e aprendi muito com todos os temas”.

“A troca de experiência com outras companheiras, exemplos de outras ações em outros sindicatos, isso é totalmente gratificante”.

“Temas atuais e de suma importância sendo abordados, e  também da abertura para participação de todas”

“Os temas abordados trazem exatamente a realidade da nossa sociedade”.

“Ótima oportunidade para aprender e conhecer cada vez mais sobre os direitos das mulheres”.

“A diversidade que encontramos de pessoas movidas pela mesma causa é surpreendente”.

“A luta ainda é grande, mas o processo já está em andamento”.

Ao final, houve a elaboração de um plano de ação da Rede de Mulheres da Uni Brasil que será trabalhado para implementar ações e atividades da Rede, com objetivos de sempre formar mais lideranças.