Notícias

FILTRAR:

SINTETEL promove encontro com as trabalhadoras no Março Mulher 2024

Na manhã de terça-feira, 12/03, o SINTETEL promoveu um encontro para homenagear o mês das mulheres. O debate, batizado de “Quebrando o Silêncio", traz a bandeira das mulheres sindicalistas neste mês de referência as mulheres e  reuniu todas as representantes sindicais do estado, na sede do Sindicato.

O evento discutiu a violência de gênero, a igualdade salarial, a importância da defesa pessoal para as mulheres, a história das percussoras do movimento sindical e a importância da mulher em todas as frentes. 
Participaram da mesa de abertura as dirigentes do Sindicato, Cristiane do Nascimento e Maria Edna Medeiros, o presidente da entidade, Gilberto Dourado; Cleonice Caetano Souza, vice-presidente da UGT nacional e Vivien Suruagy, presidente da Feninfra. 

Gilberto Dourado saudou as mulheres presentes ao evento. “Assim como as trabalhadoras norte-americanas, que morreram neste dia, a data é para celebrar a existência de outras grandes guerreiras, que marcaram a história do movimento sindical e que, ainda, refletem em nossas lutas atuais. Saudamos também a todas presentes e as lideranças que compõem está mesa. Mulheres importantes na nossa trajetória”, disse o presidente.

“Novamente estamos juntas para a luta. Temos que agradecer ao passado de mulheres que já lutaram para que, hoje, possamos usufruir de algumas conquistas”, afirmou Cristiane. 

“O debate de hoje é importante para reforçar a atuação feminina, a mulher na atualidade, a importância do cuidado e, sobretudo, o autocuidado.”, acrescentou Maria Edna Medeiros.

Veterana no sindicalismo, Cleonice Caetano, destacou a relevância das entidades sindicais em investir nesses momentos de formação e informação para a classe trabalhadora. “É importante existir essas plenárias, esses espaços, porque sem o apoio moral, e sobretudo financeiro, não conseguimos reunir e se organizar”, afirmou Cleo. 

Atuante no mercado de telecomunicações, Vivien Suruagy, considera que: “mesmo com as adversidades que a vida impõe, a mulher deve sempre buscar conhecimentos, se qualificar, ser atualizada para estar onde ela quiser e a frente de seu tempo”. 

Claudia Patricia de Luna, advogada e consultora Sindical da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica- ABMCJ, palestrou sobre o papel social das mulheres e de como elas foram exploradas no decorrer da história.

Já a promotora de justiça Celeste Leite dos Santos falou sobre autocuidado e defesa pessoal. Celeste está à frente do Pró Vítima, instituto que realiza as aulas de defesa pessoal para as mulheres, suporte emocional, psicológico e jurídico. O curso de defesa pessoal é ministrado pela mestre em Taekwondo, Debora Lima.

Em suas falas, as mulheres presentes homenagearam aquelas que fizeram parte da história do movimento sindical e do SINTETEL. Na ocasião, Cristiane citou a importância da atuação de Cenise Monteiro, enquanto dirigente sindical, e do seu papel  para a história do SINTETEL. Já Gilberto lembrou que antes de Cenise, outra percussora da luta feminina no Sindicato se destacou. Gonçala Cruvinel, falecida em 2010, foi a primeira secretária da mulher da entidade e, posteriormente, ocupou  o cargo de diretora-secretária.

“A nossa luta representa as 145 mulheres que morreram na fábrica de tecidos Cotton, em Nova Iorque. Como mulher e sindicalista, não podemos deixar que a morte delas sejam em vão”, disse Cenise. 

Ao longo do evento, havia mesa posta com um maravilhoso café da manhã. E ao final, a diretoria do Sintetel entregou um brinde especial a todas as mulheres, assim como a regional de Bauru.