Notícias

FILTRAR:

SINTETEL reúne com a Claro e encaminha uma série de demandas dos trabalhadores de São Paulo

Nesta sexta-feira, 15/03, dirigentes do SINTETEL se reuniram com os representantes da Claro. A reunião teve como objetivo encaminhar uma lista de reivindicações dos trabalhadores que foram coletadas em visitas às unidades da empresa no estado de São Paulo.

A seguir, publicamos a lista das demandas dos trabalhadores:

•Convênio Médico
Trabalhadores ficaram revoltados após a mudança do plano de saúde. Eles reclamam de precarização, de problemas na cobertura, alterações de valores, falta de atendimento, coparticipação com valor muito alto, dificuldades em encontrar profissionais para dar continuidade ao tratamento e condições ruins do plano.

O SINTETEL enfatizou a importância de ouvir as reclamações dos trabalhadores e buscar soluções para os itens que mais impactaram a vida dos trabalhadores e suas respectivas famílias.

• Celular corporativo
Os trabalhadores reclamam que utilizam seus aparelhos particulares em serviço. Visto que diversos aplicativos são necessários para o desenvolvimento do seu trabalho diário.

O SINTETEL reivindicou que a Claro, uma das maiores empresas de telecom do Brasil, forneça gratuitamente um aparelho celular de qualidade para todos seus trabalhadores, prática essa comum nas demais operadoras.

• Periculosidade Técnicos Internos
Eles informam que também trabalham na área de risco, porém não recebem periculosidade, inclusive utilizam escadas de 1,78m para trabalhos internos e 6m para trabalhos externos.

E os mesmos técnico são instruídos a realizar vendas de produtos Claro como wi-fi mesh e claro box, mas não recebem comissão.

• Refeitório no bairro da Casa Verde
As reclamações dão conta que o espaço é pequeno para atender, em média 70 pessoas, todos os dias. Ventilação, mobiliário e equipamentos inadequados.

• Brigada de incêndio na rua dos Ingleses
Segundo os trabalhadores, o prédio da rua dos Ingleses está com deficiência de brigadistas de incêndio.

• Portal do colaborador
Os trabalhadores informam que não têm acesso as informações referentes a horas extras e banco de horas, o que dificulta a coleta de informações para a sua organização financeira e familiar.

O Sindicato solicitou que a empresa disponibilize um PC e impressora no local de trabalho para facilitar o acesso de todos os trabalhadores ao Portal.

•Carros sem ar-condicionado
O veículo com ar-condicionado é de extrema importância, pois é um fator de segurança para o trabalhador que poderá transitar com os vidros fechados, além de proporcionar conforto principalmente nos meses com altas temperaturas.

• Assédio Moral
Trabalhadores afirmam que sofrem assédio, já denunciaram nos canais internos da empresa, mas o problema continua e solicitaram ajuda do Sindicato.

• Jornada e horas extras
Trabalhadores que cumprem jornada de segunda a sexta-feira reclamam que são obrigados a trabalhar aos sábados.
O SINTETEL sinalizou que não é obrigatório fazer horas extras e que tudo tem que ser acordado com os trabalhadores.

• Regras de comissionamento D2D
Os trabalhadores do setor D2D relatam que estão sendo prejudicados com as metas exigidas, pois precisam atingir 50% para começar a receber a comissão.

Resposta da Claro
A empresa se comprometeu a formalizar uma resposta oficial e encaminhará ao SINTETEL em até 10 dias.

Reivindicações dos trabalhadores
Além dos problemas levantados acima, também vieram algumas reivindicações dos trabalhadores, tais como:

• Lojas shopping
*Antigos funcionários sem reajustes;
*Carga horária nas lojas de 6 horas igual a concorrente;
*Voltar a ter 50% de desconto anual nos aparelhos como ocorria na Net.
*Conceder uma cesta natalina em forma de VA;
* Rever o desconto dos filhos com deficiência na coparticipação do convênio médico;
*Unificação do convênio médico para Bradesco, pois somente as lojas são Unimed.
   
• Técnico de campo
* Equiparar o Piso salarial do ABC com São Paulo
* Encontrar outra forma de reembolso ao Auxílio a Dependente Especial.
*Alguns tratamentos e exames médicos não são possíveis fazer no ABC. Ampliar a rede conveniada.
*Rever política de promoções dos técnicos.

•Administrativo
*Dar opção ao trabalhador pelo trabalho híbrido (2 ou 3x na semana), pois ajuda a saúde física e mental do trabalhador que leva 2 horas ou mais para chegar à matriz.
*Estender o Auxílio Educação, o final do ensino fundamental.

Trabalhadores, sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Conte sempre com o SINTETEL. Fique sócio e fortaleça ainda mais a nossa categoria.