Notícias

FILTRAR:

Sindicalistas visitam empresas

A primeira visita foi ao canteiro da Icomon no dia 18 pela manhã. Pelo Sintetel participaram da visita os diretores Joseval Barbosa, José do Paraíso além de Cenise Monteiro de Moraes deslocada atualmente para o escritório da UNI no Panamá.


Representando os trabalhadores de El Salvador Rafael Bonilla e Francisco Gómez e do México o companheiro Vitor Enrique Fabela Rocha.


O grupo foi recepcionado pela diretoria de RH da Icomon pelos gestores engenheiro Magalhães, Sueli e Marcos Jardim. Após uma apresentação da estrutura e organograma da empresa, a delegação teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e comparar com a realidade de seus países. “Achei interessante a relação de diálogo, respeito e abertura que o Sintetel tem com as empresas aqui no Brasil e também encontrei vários pontos que coincidem com nossa realidade no México”, destaca Vitor Enrique.


Já para o sindicalista de El Salvador, Francisco Gómez, “os benefícios merecem ser destacados, pois em nosso país só temos a previdência social e o seguro saúde e nada mais”, conclui.


Já no período da tarde a delegação foi visitar o site de Santana da Atento, empresa de teleatendimento. Os representantes da Uni caminharam por todos os andares do prédio na companhia da direção do sindicato, que aproveitou a ocasião para mostrar as condições de trabalho da categoria no país. “A estrutura aqui é muito maior, em El Salvador é tudo mais limitado”, contou Rafael Bonilla. “No Brasil, a relação entre Sindicato e empresa é de respeito, enquanto lá vivemos um clima de conflito”, lamentou.


Enquanto a maior parte da delegação visitava as dependência da Atento, outra parte se dedicava ao trabalho de sindicalização de novos trabalhadores. O balanço final foi positivo, já que vários teleatendentes se associaram ao sindicato e passaram a conhecer o trabalho feito pela entidade.


Os diretores Fábio Oliveira, Cristiane do Nascimento e Aurea Meire Barrence, que coordenaram a visita, são unânimes em afirmar que esse tipo de intercâmbio entre sindicalistas de países distintos é importante para saber exatamente o que pode ser melhorado no dia a dia dos trabalhadores.


No dia seguinte, o grupo visitou Atento site Santo Antonio, sob a coordenação das diretoras Maria Edna Medeiros e Aurea Meire Barrence. “A visita foi muito produtiva uma vez que encontramos um trabalhador Atento com descendência boliviana que explicou detalhadamente como o funciona o produto na tela e o atendimento em si”, relata Maria Edna.

 

Site do sindicato de El Salvador: www.sindicatoatento.blogspot.com

 

TAGS