Notícias

FILTRAR:

UNI Américas montará redes de sindicalização em diversos países

A UNI Américas irá organizar redes de sindicalização em várias regiões do mundo. O projeto é uma forma de estimular e fortalecer as entidades filiadas nos 34 países das Américas e Caribe que contam com a atuação da UNI.  A decisão foi tomada durante o último encontro do sindicato global, ocorrido nos dias 5, 6 e 7 de abril na cidade colombiana de Bogotá. 

A plenária debateu de forma mais profunda a construção de uma política de sindicalização com a definição de um plano estratégico para todas as empresas e setores. A ideia é incentivar o intercâmbio entre os sindicatos dos países como forma de fortalecer o processo de sindicalização no continente e para pôr fim à desorganização enfrentada pelos sindicatos da Colômbia.  

Nadine Rae, da UNI Head Office, que coordenou o evento, assegurou que “o objetivo agora é mudar as práticas antissindicais das multinacionais, por isso a necessidade de desenvolver um programa com os filiados”. A crítica mais ferrenha foi em relação às empresas que atuam no mercado colombiano, acusadas de não respeitaram os direitos dos trabalhadores, nem os direitos humanos. 

O Sintetel foi representado pela diretora Maria Edna Medeiros, que deu sua contribuição ao detalhar o processo de formação sindical realizada por meio da OSLT da entidade, cujo objetivo é justamente organizar os trabalhadores do setor e informá-los sobre o funcionamento do sindicato. 

TAGS