Notícias

FILTRAR:

Debates expõem realidades trabalhistas e sociais de jovens e mulheres

A Força Sindical está realizando um Ciclo de Debates sobre assuntos pertinentes ao meio sindical. Filiada à central, o Sintetel enviou representantes em dois dos encontros já realizados. No dia 20 de maio, o tema “Jovens Trabalhadores: Qualificação, Emprego e Participação Sindical” abordou a falta de perspectivas para uma parcela dos que ingressam no mercado de trabalho. A constatação é de que eles não sonham com uma vida diferente e de que para mudá-la é necessário ter conhecimento. 

O maior desafio apresentado foi o de mostrar aos jovens os direitos e deveres como trabalhadores. Falou-se sobre projetos de vida, os motivos para querer um emprego, qual a ética necessária e as oportunidades dentro do universo sindical. 

Quase uma semana depois, na tarde de ontem, 26 de maio, o debate “Avanço das mulheres na sociedade e participação no movimento sindical” discutiu diversos temas pertinentes às questões femininas atuais e ainda resgatou, por meio de palestra da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Dra. Rosmary Corrêa, a delegada Rose, a história da primeira delegacia voltada exclusivamente para as mulheres.  

“A ação sindical e social tem que ser feita junto com as mulheres e os jovens, e não para eles. Ninguém melhor do que os próprios para apontarem suas necessidades”, afirmou Maria Edna Medeiros, secretária da mulher e responsável pelo Departamento da Juventude do Sintetel. 

O Ciclo continua até 15 de julho com debates sobre o trabalho infantil, organização sindical internacional, evolução das negociações coletivas, entre outros temas relacionados. 

TAGS