Notícias

FILTRAR:

Nova diretoria da Fenattel toma posse; presidente do Sintetel assume comando da Federação

A nova diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenattel) tomou posse na noite de ontem, em São Paulo, em jantar com a presença dos eleitos e de representantes sindicais e patronais. Gilberto Dourado passou o comando da entidade para o também presidente do Sintetel, Almir Munhoz. Ele agora acumula os dois cargos. 

Nos discursos, o tema mais comentado foi o fortalecimento da Fenattel durante a gestão encerrada. Atualmente, a Federação congrega 21 sindicatos, de 20 estados. São 750 mil trabalhadores representados. “Quando começamos esse trabalho éramos sete ou oito sindicatos, mas hoje representamos muito, esse grupo é uma vitória”, afirmou Dourado sem esconder a felicidade pelo dever cumprido.

Após a chamada nominal de cada integrante da diretoria e do juramento coletivo de posse, o novo presidente Almir agradeceu e pediu aos eleitos muita dedicação. “Temos de melhorar salários, condições de trabalho e a desigualdade entre estados”. Sobre ele mesmo, Almir disse que todos podem esperar empenho e companheirismo. “Comigo não existe conchavo e acordo por debaixo do pano, nosso trabalho é grande, forte e precisamos de apoio”, discursou. 

Antonio Cortizo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop), parabenizou a Fenattel por ser unitária, plural e democrática. Isso em razão das três maiores centrais sindicais do país estarem presentes, via sindicatos filiados, na Federação. Francisco Roberto da Silva e Expedito Solaney representaram a Força Sindical e CUT, respectivamente. O presidente da UGT, Ricardo Patah, compareceu e disse estar admirado pela representação de todas as tendências dentro da entidade. Nessa mesma linha discursou a presidenta do Dieese, Zenaide Honório. “Essa Federação é nossa parceira e se parece conosco na pluralidade”.

O reconhecimento do bom trabalho veio também do lado empresarial. Vivien Mello Suruagy, presidente do sindicato patronal Sinstal, acompanhou ao longo desses últimos anos o processo de crescimento da Fenattel. “Há dez anos, quando me falavam de negociar com sindicalistas, eu ficava ressabiada, mas passei a entender que o sucesso das nossas empresas depende do trabalhador”. Marcos Mendes, diretor de relações sindicais da Oi, também compareceu. 

Entre os diretores do Sintetel, tomaram posse na Federação Marcos Milanez, Cristiane do Nascimento, José Carlos Guicho, Gilberto Dourado, Cenise Monteiro e Eudes José Marques. 

TAGS