A situação melhorou para quem estava desempregado no ano passado. Novas vagas foram criadas e a taxa de desemprego foi a menor registrada nos últimos dez anos. O índice de desocupação ficou em 5,7% no mês de fevereiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este percentual é o menor apresentado para o mês desde 2002. Neste mesmo período do ano passado, a taxa de desoucpação estava em 6,4%.
O rendimento médio real dos ocupados, usado para medir o poder de compra dos trabalhadores, subiu 1,2% em fevereiro, atingindo o valor mais alto desde 2002, R$ 1.699,70. A massa dos rendimentos cresceu 1,6%, para R$ 38,7 bilhões.
No mês passado, o país somou 1,4 milhão de desempregados, número estável em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2011, o total de desempregados recuou em 130 mil.
No setor privado, o número de trabalhadores com carteira assinada somou 11,2 milhões, sem variação na comparação com janeiro.