Notícias

FILTRAR:

Copom reduz taxa básica de juros para 9% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu nesta quarta-feira, 18 de abril, a taxa básica de juros da economia para 9% ao ano. Após nova queda de 0,75%, sexto corte seguido, o Brasil deixou de ter a maior taxa real do mundo. Agora, o posto é da Rússia.

Os analistas de mercado acreditam que esta deve ser a última redução do ano. Na reunião anterior, o colegiado divulgou ata na qual falava em estabilizar os juros próximos dos patamares mínimos históricos, que é de 8,75%. Essa taxa vigorou entre julho de 2009 e abril de 2010.

Entretanto, chama a atenção o fato de no encontro passado dois diretores votarem contra a redução de 0,75%, mas este novo corte de mesmo porcentual aconteceu por consenso. A autoridade monetária justificou a decisão: "o Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 9% a.a., sem viés".

O governo federal pressiona pela queda da Selic, reivindicação compartilhada tanto pelo movimento sindical quanto pelos empresários. A presidenta Dilma, inclusive, disse que gostaria de ver os juros nos mesmos patamares das maiores economias do mundo.

TAGS