Notícias

FILTRAR:

Reunião entre centrais sindicais e governo é adiada

A reunião entre as centrais sindicais e o ministro da secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, foi adiada desta para a próxima semana devido a compromissos do representante do governo. O novo encontro, agendado para quarta-feira, 16 de maio, discutirá pontos importantes da agenda trabalhista, como o fim do fator previdenciário – mecanismo que reduz o valor das aposentadorias – e a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).  

Os dois assuntos parecem estar bem encaminhados, mas podem não sair exatamente da maneira como querem os sindicalistas. O fator previdenciário pode ser substituído pelo cálculo da soma da idade com o tempo de contribuição. Ficaria em 85 anos de soma para as mulheres e 95 anos para os homens. Estudam-se ainda estímulos para quem continuar trabalhando após o período.  

A isenção do Imposte de Renda na PLR já vem sendo negociada há algum tempo. O único empecilho é o limite de valor do benefício a ser incluído na isenção. As centrais querem a ausência de cobrança de IR até R$ 20 mil de PLR, mas o governo sinaliza com apenas R$ 6 mil. 

TAGS